Nenhum comentário

ANVISA publica recomendações sobre produtos saneantes na desinfecção de superfícies

Quais são os produtos que podem substituir o álcool 70% na desinfecção de superfícies? Em virtude da pandemia de COVID-19, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma Nota Técnica 26/2020 com recomendações sobre a utilização de produtos saneantes para antissepsia em lugares físicos.

Além da lavagem frequente das mãos com água e sabonete, a utilização de produtos sanitizantes para as mãos e a desinfecção de superfícies com os mesmos é essencial para evitar a disseminação do novo coronavírus (SARS- Cov-2), causador da Covid-19.

Álcool 70%

O álcool 70% recomendado pelo Anvisa diz respeito tanto ao álcool etílico 70% quanto ao álcool isopropílico 70%, podendo ser encontrado na forma de gel ou líquido. Tal produto deve ser utilizado para a desinfecção de objetos ou produtos potencialmente contaminados pelo vírus (pisos, paredes, camas, entre outras estruturas físicas).

É importante ressaltar que alguns desinfetantes registrados como saneantes não são recomendados para uso nas mãos, pois podem não ser seguros para utilização na pele por causa da sua composição. Os produtos usados para a higienização das mãos possuem componentes hidratantes que evitam o ressecamento da pele e a produção de feridas, as quais podem aumentar a entrada do vírus no organismo.

Outras possibilidades

Além do álcool 70%, existem outras alternativas para a desinfecção de objetos e superfícies? A resposta é sim. Pesquisas recentes apontam que desinfetantes domésticos comuns, incluindo sabão ou uma solução líquida de alvejante podem ser utilizadas para limpeza, segundo o documento publicado pela Anvisa.

Uma das recomendações publicadas refere-se ao tempo de aplicação dos desinfetantes nas superfícies, sendo necessários de 5 a 10 minutos de contato para inativar os microrganismos.

IMPORTANTE: é fundamental orientar funcionários e colaboradores de que a limpeza imediata da superfície após a aplicação do desinfetante, não permitirá tempo suficiente para a destruição dos vírus.

Abaixo, confira a relação de produtos alternativos ao álcool 70% que podem ser utilizados para a desinfecção de objetos e superfícies:

  • Hipoclorito de sódio a 0.5%
  • Alvejantes contendo hipoclorito (de sódio, de cálcio) a 2-3.9%
  • Iodopovidona (1%)
  • Peróxido de hidrogênio 0.5%
  • Ácido peracéco 0,5%
  • Quaternários de amônio, por exemplo, o Cloreto de Benzalcônio 0.05%
  • Compostos fenólicos
  • Desinfetantes de uso geral com ação virucida
  • Água sanitária: diluir 1 copo (250 ml) de água sanitária / 1L água.
  • Alvejante comum: 1 copo (200 ml) de alvejante / 1L água.

Obs: A água sanitária e alvejantes comuns podem ser ulizados diluídos para desinfetar pisos e outras supercies (tempo de contato de 10 minutos). Lembre-se de que estes produtos podem deixar manchas em alguns materiais. Recomenda-se a seguinte diluição, a qual deve ser usada imediatamente, pois a solução é desavada pela luz:

O documento elaborado pela Anvisa foi baseado em fontes de organismos internacionais de saúde, agências reguladoras externas e artigos científicos recentes. Clique aqui e acesse a Nota Técnica.