Nenhum comentário

BRASIL SE MOBILIZA CONTRA O USO DE AGROTÓXICOS

O CRN9 vem apoiando, desde o lançamento, a Campanha Nacional Permanente contra o Uso de Agrotóxicos e pela Vida. Em Minas Gerais, foi criado, no ano de 2011, o Comitê Mineiro da Campanha.  O movimento quer sensibilizar e alertar a sociedade mineira sobre os problemas causados pela utilização dos agrotóxicos. O Comitê é formado por 30 (trinta) entidades. Elas têm suas intervenções nas áreas de defesa da água e terra, agricultura, meio ambiente, segurança alimentar e nutricional, saúde do trabalhador, vigilância sanitária e promoção dos direitos humanos.

 SITUAÇÃO DO BRASIL E DE MINAS

 O Brasil é um dos maiores consumidores de pesticidas e fungicidas do mundo. Segundo dados do Comitê, no ano de 2009, foram lançados das lavouras brasileiras cerca de 1 milhão de toneladas de veneno. A estimativa  da Agência Brasileira de Vigilância Sanitária (ANVISA) é de que cada brasileiro consome cerca de 5,2 kg de agrotóxicos. Segundo informações do Movimento Nacional da Campanha, no Brasil ainda são permitidas a utilização de diversos produtos chamados defensivos agrícolas, que geram danos ao meio ambiente e ao ser humano. Além de levar à morte, promove danos aos fetos, problemas de reprodução, fertilidade, neurológicos e de fígado, desregulação hormonal, cegueira,, paralisia, depressão, cânceres etc..

 A produção de alimentos a qualquer “preço” leva ao uso indiscriminado dos agroquímicos. Francis Guedes, do Comitê Mineiro, pontua o novo modelo de agricultura como responsável. Para ele “o agronegócio em Minas é um dos mais desenvolvidos do Brasil e, consequentemente, onde mais cresce o consumo de produtos químicos”.  A advertência dele é a de que a produção brasileira “está num cenário de fazendas com grandes extensões de terra, que se dedicam à monocultura; utilizando alta tecnologia, mecanização, pouca mão de obra, uso intensivo de agrotóxicos e de sementes e matrizes modificadas e, na maior parte dos casos, produzem para exportação,” é dada pelo coordenador do Comitê.

AGROTÓXICOS

OS AGROTÓXICOS SÃO SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS NA FORMA DE HERBICIDAS, PESTICIDAS, HORMÔNIOS E ADUBOS QUÍMICOS. ESTES PRODUTOS SÃO UTILIZADOS NA AGRICULTURA E PECUÁRIA, COM OBJETIVO DE PRESERVÁ-LOS DA AÇÃO DANOSA DE SERES VIVOS OU SUBSTÂNCIAS NOCIVAS. ELES PODEM SER COMPREENDIDOS COMO DEFENSIVOS AGRÍCOLAS, PESTICIDAS, PRAGUICIDAS, DESINFESTANTES, BIOCIDAS, AGROQUÍMICOS OU PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS OU AINDA PRODUTOS FITOSSANITÁRIOS.

 CONTATOS CAMPANHA NACIONAL PERMANENTE CONTRA O USO DE AGROTÓXICOS E PELA VIDA

Os interessados que quiserem participar das reuniões do Comitê devem entrar em contato com:

Frederico Santana: (31) 3428.7943

Márcio Lima:            (31) 8424.0941

(*) Matéria produzida por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicação do CRN9