Nenhum comentário

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL RESSALTA A IMPORTÂNCIA DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Aconteceu no dia 30 de junho, a Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – Comida de Verdade no Campo e na cidade: por Direitos e Soberania Alimentar. O evento foi realizado no CAIC, em Ribeirão das Neves, com a participação de representantes do governo e da sociedade civil envolvidos e engajados com a causa.

A nutricionista e conselheira, Ana Clara Junqueira, participou da conferência representando o Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região (CRN-9), visando discutir estratégias intersetoriais para a população se alimentar de forma saudável e sustentável. Uma das propostas apresentadas durante o evento, foi pactuar entre governo e sociedade a construção das políticas públicas a fim de garantir a soberania alimentar e o direito humano à alimentação adequada.

Para Ana Clara, a presença do Conselho nestes eventos possibilita conhecer melhor a realidade do município, de modo que confronte diferentes opiniões e pontos de vistas sobre o mesmo tema. “É importante criar estratégias para levar informação à população acerca da importância dos alimentos regionais e que oportunizem a valorização da agricultura familiar”, aponta a nutricionista.

Entre as propostas discutidas durante a Conferência, estavam o fortalecimento dos serviços públicos como Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais (EMATER). Durante o evento também foram abordados temas norteadores – os eixos de comida de verdade, Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) e a apresentação do Plano Diretor que entende a agricultura familiar como estratégia para o desenvolvimento da cidade.