Nenhum comentário

Consumidores e comerciantes podem participar de pesquisa da UFOP, que investiga os efeitos da pandemia no consumo de alimentos fora do lar

A pandemia de COVID-19 no Brasil fez com que várias medidas e novos hábitos tivessem que ser incorporados à rotina da população. Isso afetou de forma profunda os serviços de comércio de alimentos, que tiveram seu funcionamento totalmente interrompido durante um tempo em várias cidades brasileiras e cuja volta envolve uma série de contramedidas para evitar a propagação do vírus e formar um ambiente limpo e saudável.

Pesquisadores da UFOP buscam investigar com detalhes justamente os efeitos do surto de COVID-19 no consumo de alimentos fora de casa. Para isso eles contam com a participação de duas frentes: os consumidores e os próprios estabelecimentos.

º Você, consumidor, maior de 18 anos, pode participar preenchendo um formulário online! Acesse a pesquisa neste link.

 º Proprietários ou gerentes de estabelecimentos comerciais podem acessar a pesquisa neste link.

Os questionário contém perguntas sobre o consumo de comida pronta comprada desses estabelecimentos, antes e durante a pandemia de COVID-19, e os planos de consumir comida pronta após a pandemia, no caso dos consumidores.

Os proprietários e gerentes respondem sobre as características do estabelecimento e o funcionamento antes e durante a pandemia de COVID-19 e tem duração média de resposta de cerca de 10 minutos.

A pesquisa é realizada pelas professoras Cláudia Antônia Alcântara Amaral, Juliana Costa Liboredo e Natália Caldeira de Carvalho, da Escola de Nutrição da UFOP, e foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade.