Nenhum comentário

CRN-9 em defesa dos Conselhos e Ordens Profissionais

Nesta terça-feira, 10/12, os Conselhos e Ordens Profissionais de Minas Gerais (COP-MG), movimento composto por 27 conselhos profissionais e a OAB-MG e do qual o Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região (CRN-9) faz parte, realizou a ação Conselhos na Praça, na Praça da Assembleia, em Belo Horizonte.

A mobilização busca informar a sociedade e os parlamentares sobre a importância da atuação dos conselhos profissionais, se posicionando contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 108/2019, que tramita no Congresso Nacional. O texto, caso aprovado, vai alterar a forma jurídica dos Conselhos, que passariam a ser privados, o que coloca em risco as atividades de  fiscalização do exercício profissional.

Para a presidente do CRN-9, Viviane Paixão, a proposta representa um grave risco para a sociedade e para os profissionais: “Com a PEC 108, a tendência do exercício ilegal da profissão é aumentar, pois ela inibe aquela que é a principal frente de atuação dos Conselhos, que é a fiscalização. A sociedade precisa contar com profissionais habilitados, que deem segurança para o trabalho que estão praticando e nosso trabalho é garantir que isso ocorra. Além disso, para o próprio profissional a proposta é prejudicial, pois hoje cada conselho fiscaliza sua profissão com uma equipe capaz e especializada, o que não ocorrerá caso a PEC seja aprovada.”

Conselhos Na Praça

Para o evento, foram montados estandes na Praça da Assembleia, com atividades lúdicas e informativas ofertadas por cada Conselho, com o intuito de dar visibilidade ao trabalho ético e em defesa da sociedade que os órgãos praticam. O evento foi totalmente aberto ao público, que podia transitar entre os estandes, recebendo informações e brindes. Um apitaço também foi realizado, em defesa dos Conselhos Profissionais e contra à PEC 108.

O diretor Tesoureiro e Secretário Geral do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais (CRFMG),  Waldemar de Paula Júnior, avalia como muito benéfica a participação dos vários Conselhos nesse tipo de mobilização: “Essa ação é muito importante, pois uma sociedade não é feita sem profissionais habilitados de todos os ramos. Então esse evento, Conselhos Na Praça, mostra essa unificação entre os Conselhos Profissionais e acima de tudo mostra para a sociedade como ela está assegurada com a atuação desse tipo de órgão aqui no Brasil.”

Confira na Galeria um pouco de como foi o evento: