Nenhum comentário

Extinção do Consea é tema de reunião na sede do CRN-9

No dia 04/01, conselheiros da sociedade civil, organizações e pessoas que defendem questões relacionadas à Segurança Alimentar Nutricional (SAN) se reuniram na sede do Conselho para discutir e analisar a Medida Provisória nº 870, de 2019. Tal documento, relacionado à organização de órgãos da Presidência da República e dos Ministérios, extinguiu o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).
Dentre as pautas discutidas e encaminhamentos feitos, a defesa da existência do Consea em âmbito nacional foi um dos principais pontos abordados. Os participantes da reunião viram como fundamental este Conselho, por ser um espaço de participação e controle social sobre as políticas e o plano nacional de SAN. Eles também avaliaram a necessidade da mobilização social e união de esforços para a revogação desta medida no Congresso.
Você sabia?
O Consea é um espaço institucional para o controle social e participação da sociedade na formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional. O objetivo deste órgão é promover a realização progressiva do Direito Humano à Alimentação Adequada, em regime de colaboração com as demais instâncias do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).