Nenhum comentário

Inscrições abertas para formação de estoques da agricultura familiar

Atenção agricultores familiares: hoje, dia 07/11, encerra o prazo para inscrições no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). É uma oportunidade de viabilizar a agricultura que produz de forma sustentável alimentos saudáveis, em uma dinâmica diferente do grande agronegócio. As cooperativas e associações interessadas devem apresentar as propostas por meio do sistema PAANet (clique aqui e acesse).

O Programa compra a produção de agricultores familiares, por meio de licitação e transfere os alimentos às pessoas em situação de risco alimentar ou então a cidadãos contemplados pela rede socioassistencial, pelo aparato governamental de segurança alimentar ou pelas redes públicas e filantrópicas de ensino.

Entendendo o Programa

Com o objetivo incentivar a agricultura familiar e promover o acesso universal à alimentação no Brasil, o Programa funciona da seguinte maneira: o Estado capitaliza a produção de cooperativas, desse modo, os produtores rurais cooperados conseguem volume e preço de mercado. Vendendo a produção, eles fazem o repasse do empréstimo para as concernentes instâncias do governo.

Outra proposta da iniciativa é formar estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e estocar produções de cooperativas; promover o abastecimento alimentar por meio de compra governamental desse itens alimentares, são ações que promovem também o fortalecimento de circuitos locais e regionais de comercialização. Além disso, o PAA valoriza a biodiversidade e fomenta a produção orgânica e agroecológica de alimentos.