Nenhum comentário

Aberta Consulta Pública sobre Protocolo para tratamento de Diabetes

A Diabetes é uma das Doenças Crônicas Não Transmissíveis com maior taxa de prevalência entre a população adulta no Brasil, como mostrou a Pesquisa Vigitel 2019. Para controlar a doença, é necessário que os pacientes passem por processos clínicos que possam realmente promover o bem estar e a qualidade de vida, mesmo com a enfermidade.

O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Diabete Melito Tipo 2 trata justamente sobre isso. O texto da proposta está aberto para consulta pública até o dia 17 de agosto. Clique aqui e dê a sua contribuição.

A consulta pública está sendo promovida pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC). Podem participar profissionais de saúde e representantes da sociedade civil e, antes de preencher o formulário, é muito importante a leitura da proposta elaborada pelo órgão.

Os PCDT são documentos que visam garantir o melhor cuidado de saúde, estabelecendo critérios para o diagnóstico de uma doença ou agravo à saúde; tratamento preconizado, com os medicamentos e demais produtos apropriados, quando couber; posologias recomendadas; mecanismos de controle clínico; e acompanhamento e verificação dos resultados terapêuticos a serem seguidos pelos gestores do SUS, levando em conta o contexto brasileiro e dos recursos disponíveis.

Nutricionistas e Técnicos(a) em Nutrição e Dietética, contribuam para a consulta pública referente ao tratamento da diabetes no país! Acesse o formulário aqui.