Nenhum comentário

Seminário aborda importância do SUS e políticas públicas na área da saúde

A nutricionista e conselheira do CRN-9, Ana Clara Junqueira, foi uma das palestrantes da mesa-redonda “Todos pelo SUS”, dentro da programação do II Seminário Mineiro de Psicologia na Saúde, cujo tema foi a “Interface com as Políticas Públicas de Educação e Assistência Social”.

O evento, realizado nos dias 28 e 29/09, representou uma oportunidade para promover o I Encontro do Fórum de Presidentes dos Conselhos de Fiscalização Profissional da Área de Saúde, que contou com a representação dos Conselhos Regionais de Biologia, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Nutricionistas, Psicologia, Serviço Social e Técnicos em Radiologia.

Para Ana Clara, a atuação do nutricionista diz respeito à assistência relacionada aos componentes da promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento e reabilitação em saúde. “O nutricionista fomenta ainda no Sistema Único de Saúde a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais”, destacou a conselheira.

Na ocasião, foram discutidas estratégias de ações conjuntas entre os Conselhos, como o cuidado permanente para manutenção do SUS e combate ao desmonte das Políticas Públicas.

Um dos resultados do Encontro do Fórum de Presidentes foi a elaboração da Carta-manifesto de repúdio a propostas de substituição do SUS.  O documento foi assinado por 10 Conselhos, incluindo o CRN-9. Clique aqui e confira a carta.