Visitas

A equipe de fiscalização realiza visitas técnicas de orientação do exercício profissional, visitas fiscais e apura denúncias.

Quando o local possui nutricionista, a fiscal entra em contato previamente, a fim de agendar a visita de orientação técnica do exercício profissional. O objetivo desta visita é orientar o nutricionista em seu local de trabalho, visando à melhoria da qualidade do serviço prestado. Desta forma, quando a fiscal entra em contato para marcar a data, explica resumidamente como será a visita e solicita que o nutricionista separe o material técnico que utiliza em sua rotina de trabalho.

Durante a visita de orientação técnica, é aplicado um roteiro de visita (padronizado pelo CFN e específico para a área de atuação em questão), no qual o profissional é questionado sobre atividades obrigatórias e complementares, conforme previsto na Resolução CFN 380/05 e na Resolução CFN 465/10.

Já quando o local não possui nutricionista, é feita a visita fiscal. Nesse tipo de visita, a fiscal exige que a empresa ou instituição apresente um responsável técnico pelo serviço em um determinado prazo. Nas visitas fiscais não é aplicado o roteiro de visita técnica.

As visitas fiscais também podem ser feitas para apuração de denúncias sobre ausência de nutricionista responsável técnico ou exercício ilegal da profissão.

 

Roteiros de Visita Técnica:

Alimentação Coletiva Refeição Convênio / Cesta de Alimentos

Alimentação Coletiva – UAN

Alimentação Escolar – Gestor Público

Alimentação Escolar – Rede Privada

Indústria de Alimentos

Nutrição Clínica – Ambulatório/Consultório

Nutrição Clínica – Banco de Leite

Nutrição Clínica – Hospital

Nutrição Clínica – ILPI

Saúde Coletiva – Atenção Básica – Aplicação temporariamente suspensa.