Com apoio do CRN-9 Seminário “+ Comida de Verdade na Escola” é sucesso de público, temas e debates
Sucesso. Foi esse o resultado do Seminário “+ Comida de Verdade: a importância da nutrição e da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, realizado ao longo deste sábado, 30, em Belo Horizonte, pela Associação Brasileira de Nutrição (Asbran) com apoio do Conselho Regional de Nutricionista da 9ª Região (CRN-9).
Mais de 150 pessoas se reuniram em torno de muito aprendizado e troca de experiências com o objetivo de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido por profissionais de Nutrição que atuam no PNAE. A proposta das discussão do seminário foi também discutir o atendimento à legislação e a atuação profissional na superação de desafios para execução do PNAE, em especial, a aquisição de gêneros da agricultura familiar.
Desde os primeiro minutos de evento, foi grande a interação do público sedento por muito aprendizado. Nutricionistas, Técnicas(os) em Nutrição e Dietética (TNDs) e estudantes de Nutrição foram recepcionados por uma atração cultural que encantou a todos com bom humor e muita música.

Muitos participantes tiveram até mesmo a oportunidade de um bom “arrasta-pé”.

De acordo com a vice-presidenta do CRN-9, Angelina do Carmo Lessa, que representou a presidenta Érika Simone Coelho Carvalho, encantamento é a definição sobre o evento.
“Estamos muito felizes com o resultado. A apresentação das experiências exitosas foi algo muito relevante, sucesso para todos que participaram. Podemos ver como nutricionista pode mudar a realidade da merenda escolar, pode agir localmente, pensando globalmente. Porque na verdade, quando se pensa em sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis, é preciso se pensar em questões importantes como o consumo de alimentos produzidos na própria região. Não é preciso de transporte rodoviário, que muitas vezes atravessa o país para fazer chegar o alimento até o público consumidor”, afirmou.

Ainda segundo Angelina, “Essa parceria – que é natural entre a merenda escolar e agricultura familiar, vai ao encontro da discussão dos sistemas alimentares e saudáveis, mostra que, enquanto nutricionistas, temos capacidade técnica para criar essa conexão. Fiquei encantada com a clareza dos nutricionistas que atuam à frente do PNAE,” explicou.
“O seminário foi um sucesso total, atingindo nossas expectativas, marcante e muito especial ao apresentar formalmente a reativação da Associação Mineira de Nutrição- ASMIN e a presidente eleita para a gestão 2022/2025 , nutricionista Maria Amélia Almeida Macedo, salientou a diretora secretária Geral da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), Lívia Beatriz Rosa Bento.
Segundo ela, que representou a presidente da Asbran , Dra Ruth Guilherme, no evento, também foi importante a ampliação da compreensão das novas normativas para aquisição de gêneros alimentícios para o PNAE pelos presentes para a adequação dos cardápios exigências da legislação atual.
“A apresentação dos resultados da execução do Projeto Comida de Verdade na Escola, sob a responsabilidade da Câmara Técnica de Saúde Coletiva do CRN-9, com a socialização de experiências observando a legislação atual do PNAE por nutricionistas que atuam no programa foi um momento especial que levou a Asbran a sugerir a replicação da execução do projeto nas diferentes regiões de abrangência do Sistema CFN/CRN visando a integração dos entes envolvidos na alimentação escolar. Sucesso total, atingindo os objetivos definidos pela organização,” anunciou Lívia, que é também coordenadora da Comissão de Articulação Institucional.
Para a presidente da Associação Mineira de Nutrição (Asmin), Maria Amélia Almeida Macedo, que apresentou ao público o tema “A reativação da Asmin e o fortalecimento das políticas de segurança alimentar e Nutricional”, o evento superou todas as expectativas.
“Foi um sucesso tanto em presença, temas abordados, convidados, atendimento e organização. Foi um momento ímpar e que deve ser muito comemorado. Todos estão de parabéns pela iniciativa,” afirmou.

De acordo com o idealizador do projeto, o nutricionista e conselheiro do CRN-9, Milton Ribeiro, a participação expressiva de nutricionistas, gestores da área de alimentação escolar, profissionais de Nutrição e Dietética (TNDs) e estudantes demonstrou a importância da discussão da temática. “Nossa missão foi cumprida com excelência”, ressaltou.
Boa tarde !!!
Fiquei encantada com este Projeto. Meu nome é Junia Maria Coelho Pinto, estudante de Nutrição, cursando o 5 período da Faculdade Estácio de Sá. Faço parte de um Projeto de Extensão Social ” Você tem fome de quê?” da Prof Teresa Cristina Ciavaglia, da Estácio do Rio de Janeiro. Foi de grande valia para o meu conhecimento. Parabéns pela organização do evento. Gratidão. Junia Pinto