Portal Transparência Acesso à informação Atendimento on-line A
Ouvidoria Ouvidoria Pessoa Juridica Pessoa Juridica
grafismo

Ciclo de debates PNAN – A Política Nacional de Alimentação e Nutrição na perspectiva da Segurança Alimentar e Nutricional

Na próxima quinta-feira, dia 9, será realizado o último encontro do Ciclo de Debates PNAN 20 anos, iniciativa da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) do Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Confira a programação, inscreva-se e participe.

 

INSCRIÇÕES AQUI.

 

Data: 9 de dezembro

A partir das 16h

Tema: A Política Nacional de Alimentação e Nutrição na perspectiva da Segurança Alimentar e Nutricional

>> Moderação:
Sandra Chaves (UFBA)
Graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (1989) e doutorado em Administração Pública pela Universidade Federal da Bahia (2001). Professor Associado da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia. Desenvolve atividades de ensino de graduação (área da saúde coletiva) e pós-graduação (Metodologia da Pesquisa em Alimentos e Nutrição;Nutrição e políticas públicas; Segurança Alimentar e Nutricional) e de pesquisa. Compõe o quadro de professores permanentes , ensina e orienta mestrandos no programa de pós-graduação em alimentos, nutrição e saúde da Escola de Nutrição da UFBA. Vice-coordenadora da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. Membro do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Salvador.

> 16h00 – Mesa:
Boas Vindas

Gisele Bortolini
Coordenadora-Geral de Alimentação e Nutrição no Ministério da Saúde.
Possui doutorado em Nutrição pela Universidade de Brasília, na Linha de Pesquisa: Nutrição Social.
Mestre em Ciências Médicas (2008) pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e especialização em Gestão de Políticas de Alimentação e Nutrição pela Fiocruz (2009) e especialização em Gestão Pública na Saúde pela Universidade de Brasília (2016). Possui graduação em Nutrição pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Tem experiência na área de Saúde Pública e Nutrição atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Políticas Públicas de Saúde e de Alimentação e Nutrição, Atenção Primária, Promoção da Saúde e avaliação das condições de saúde da população brasileira e da efetividade de ações.

Luisete Bandeira
Consultora de nutrição da OPAS/OMS no Brasil.
Mestre em Nutrição pela Universidade de Brasília, especialista em Políticas Públicas de Alimentação e Nutrição pela Fiocruz e consultora da unidade técnica de determinantes da saúde, doenças crônicas não transmissíveis e saúde mental da OPAS/OMS – Brasil.

16h10 – Mesa:
O que é falar de Segurança Alimentar e Nutricional em um momento de tantas disputas

Elisabetta Recine (UnB)
Graduação em Nutrição pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Ciências (Fisiologia Humana) (1988) e doutorado em Saúde Pública (1999), ambos pela Universidade de São Paulo. Docente e coordenadora do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília. Linhas de pesquisa e atuação: políticas públicas de alimentação e nutrição, segurança alimentar e nutricional, direito humano à alimentação adequada, sistemas e ambientes alimentares e formação profissional.

16h30 – Mesa:
A Insegurança Alimentar e Nutricional para além dos números

Valéria Burity (FIAN Brasil)
Graduação em Direito (1999) e mestrado em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (2005). Desde 2002 milita na área de direitos humanos, especialmente com o tema de Soberania e Segurança Alimentar e Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequadas. Tem como principais experiências de trabalho a participação em espaços de concertação política, a elaboração e facilitação de cursos de direitos humanos, monitoramento de casos de violações de direitos, elaboração e gestão de projetos e monitoramento de políticas públicas. Atualmente é coordenadora da Fian Brasil, Organização pelo Direitos Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas, advoga e é consultora em direitos humanos e soberania e segurança alimentar e nutricional.

16h40
Comentários

Renato Maluf (UFRRJ)
Professor Titular do Departamento de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (DDAS) e membro permanente do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Graduado em Ciências Econômicas (UNIMEP, 1973), Mestre (1976) e Doutor (1988) em Economia Política (UNICAMP). Programas de pós-doutoramento na Oxford University (UK, 1996-7) e na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris, 2000-1), e Estágio sênior na City, University of London (2017). Coordenador do Centro de Referência em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (CERESAN/UFRRJ), e integrante do Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura (OPPA/UFRRJ). Coordenador do CPDA/UFRRJ no período Agosto-2012 a Julho-2014. Conselheiro Titular (2003-2016) e Presidente (2007-2011) do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), Presidência da República do Brasil. Membro do Comitê Diretivo do Painel de Alto Nível de Especialistas em Segurança Alimentar do Comitê das Nações Unidas de Segurança Alimentar Global , 2010-2015. Integrante da Chaire UNESCO – Alimentations du Monde, Comité d´Orientation Stratégique (Collège Personnalités Qualifiées), sediada em Montpleliier (França), desde 2011. Membro da Coordenação Nacional do Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional desde 1998. Coordenador da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, 2017/21.

16h50
Debate

17h25
Considerações finais

 

Gostou? Compartilhe nas suas redes!

[addtoany]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

CRN-9 e profissionais da Nutrição mineiros reún

16/12/2021

  Na noite da sexta-feira, 10, integrantes do CRN-9 reuniram-se com 25 Nutricionistas e uma Técnica em

Ler mais

Pautas políticas mobilizadas pela relação Insti

28/12/2023

Por meio de ações de relacionamento institucional, o CRN9 esteve sempre atento e mobilizado para atuar em

Ler mais

Decreto promove inclusão de pequenos produtores c

04/08/2022

No dia 21 de junho, foi promulgado o Decreto Nº 11.099, que regulamenta o Artigo 10-A da

Ler mais

EXEMPLOS DE DOCUMENTOS VÁLIDOS:

• DESEMPREGO: Termo de rescisão de contrato onde conste a informação do desligamento do cargo/função. Cópias simples da Carteira de Trabalho (CTPS) que comprove desemprego: todas as páginas da carteira, desde a folha de identificação (foto), incluindo as páginas seguintes, mesmo em branco e todos os contratos de trabalho registrados, até a primeira página em branco após o último registro de emprego (não pular páginas) ou Publicação no Diário Oficial do desligamento da função.

• ATUAÇÃO EM OUTRA PROFISSÃO: Declaração da empresa empregadora contendo descrição do cargo ocupado pelo empregado; ou Cópia da carteira de trabalho ou contrato de trabalho; ou página do Diário Oficial contendo nomeação em cargo público; entre outros, conforme a situação específica; proprietário ou sócio de empresa, apresentar a cópia do comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral com o ramo de atividade ou documento similar;

• APOSENTADORIA: Comprovante de aposentadoria ou Publicação no Diário Oficial;

• MUDANÇA PARA O EXTERIOR: Passaporte/Visto ou comprovante de endereço no nome do solicitante;

• PÓS-GRADUAÇÃO: Comprovante de matrícula da pós-graduação e declaração com a descrição das atividades desempenhadas, assinada eletronicamente pelo orientador ou com carimbo da instituição;

• OUTROS: Qualquer outro documento que comprove que não está exercendo a profissão de nutricionista.