Portal Transparência Acesso à informação Atendimento on-line A
Ouvidoria Ouvidoria Pessoa Juridica Pessoa Juridica
grafismo

“+ Comida de Verdade na Escola”: Asbran sugere que experiências exitosas premiadas sejam replicadas em outras unidades do sistema CFN/CRN

As ações realizadas durante o Seminário “+ Comida de Verdade na Escola: a importância da nutrição e da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, no último sábado, 30 de abril, resultaram numa repercussão que ultrapassa o aprendizado de um único dia.

Um dos pontos altos foi  o reconhecimento com a premiação das experiências exitosas em Nutrição.

A meta de criar a premiação, de acordo com o idealizador do projeto, o nutricionista e conselheiro do CRN-9, Milton Ribeiro, foi de que as atividades tivessem como foco a realização de ações de educação alimentar e nutricional, inclusão produtiva dos agricultores familiares, educação permanente e qualificação profissional, acesso aos alimentos, avaliação nutricional, qualidade nutricional e segurança sanitária, de forma a valorizar o trabalho dos profissionais que atuam no PNAE.

Ao serem classificadas e ocuparem o ranking, as três iniciativas levaram até o público presente a descrição de suas ações, resultados e vivências obtidas com o trabalho.

primeiro lugar ficou para o Município de Lagoa Santa, em que a nutricionista Marina Marcolino Braga, apresentou o trabalho que retratava os desafios da continuidade da execução do “Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em meio à pandemia”. Ela contou como foi a mudança causada pelo período e falou sobre como atuou com produtores locais e agricultores familiares para entregar alimento saudável e da safra para as crianças da cidade

segunda colocada foi a experiência de Nova Lima, apresentada pela nutricionista, Naiara Abrantes Cândido. Ela narrou a trajetória de trabalho vivenciada com o projeto da “Elaboração do cardápio do PNAE, destinado a crianças, de acordo com a nova resolução Nº 6/2020.

E, em terceiro lugar, a premiação foi para o Município de Florestal. A nutricionista Ana Paula do Couto Oliveira, trouxe aos presentes “A trajetória do projeto Florestando”, em que explanou sobre como foi trabalhar com a experiência de Florestal, que surpreendeu em trazer alimentos saudáveis e inovadores, agradando o paladar das crianças da escola trabalhada e ao mesmo sendo nutritivo e saudável.

De acordo com  Milton Cosme Ribeiro, a premiação também foi promovida para  exaltar a importância de tais atos nobres perante a sociedade, a fim de encorajar outros profissionais da área a buscarem novas oportunidades de otimizar, incrementar sua forma de atuação profissional, além de estimular a proatividade. Veja aqui como foi o processo de seleção.

De acordo com a diretora Secretária Geral da Asbran, Lívia Braz, que representou a presidência do órgão, a apresentação dos resultados da execução do Projeto Comida de Verdade na Escola, sob a responsabilidade da Câmara Técnica de Saúde Coletiva do CRN-9, com a socialização de experiências observando a legislação atual do PNAE por nutricionistas que atuam no programa,  foi um momento especial.

Tão especial que levou a Asbran a sugerir a replicação da execução do projeto nas diferentes regiões de abrangência do Sistema CFN/CRN, visando a integração dos entes envolvidos na alimentação escolar.

Gostou? Compartilhe nas suas redes!

[addtoany]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

CRN-9 divulga: Oficina Remota Disseminação do Gu

23/10/2022

Na próxima quinta-feira, 27 de outubro, será promovida pela Associação Brasileira de Nutrição (Asbran) uma oficina on-line

Ler mais

CRN9 apresentará proposta legislativa sobre crit

11/10/2023

No dia 05 de outubro, o CRN9, representado pela conselheira e coordenadora da Comissão de Tomada de

Ler mais

Veja os eventos realizados pelo CRN-9 no Dia da(o)

05/09/2022

Os eventos do Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região (CRN-9) nos dias 31 de agosto e

Ler mais

EXEMPLOS DE DOCUMENTOS VÁLIDOS:

• DESEMPREGO: Termo de rescisão de contrato onde conste a informação do desligamento do cargo/função. Cópias simples da Carteira de Trabalho (CTPS) que comprove desemprego: todas as páginas da carteira, desde a folha de identificação (foto), incluindo as páginas seguintes, mesmo em branco e todos os contratos de trabalho registrados, até a primeira página em branco após o último registro de emprego (não pular páginas) ou Publicação no Diário Oficial do desligamento da função.

• ATUAÇÃO EM OUTRA PROFISSÃO: Declaração da empresa empregadora contendo descrição do cargo ocupado pelo empregado; ou Cópia da carteira de trabalho ou contrato de trabalho; ou página do Diário Oficial contendo nomeação em cargo público; entre outros, conforme a situação específica; proprietário ou sócio de empresa, apresentar a cópia do comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral com o ramo de atividade ou documento similar;

• APOSENTADORIA: Comprovante de aposentadoria ou Publicação no Diário Oficial;

• MUDANÇA PARA O EXTERIOR: Passaporte/Visto ou comprovante de endereço no nome do solicitante;

• PÓS-GRADUAÇÃO: Comprovante de matrícula da pós-graduação e declaração com a descrição das atividades desempenhadas, assinada eletronicamente pelo orientador ou com carimbo da instituição;

• OUTROS: Qualquer outro documento que comprove que não está exercendo a profissão de nutricionista.