Portal Transparência Acesso à informação Atendimento on-line A
Ouvidoria Ouvidoria Pessoa Juridica Pessoa Juridica
grafismo

CRN-9 e profissionais da Nutrição mineiros reúnem-se para debater melhorias para a classe

 

Na noite da sexta-feira, 10, integrantes do CRN-9 reuniram-se com 25 Nutricionistas e uma Técnica em Nutrição e Dietética residentes em diferentes municípios do Estado. O principal intuito do encontro on-line, realizado atendendo a pedido das profissionais, foi sanar dúvidas encaminhadas por e-mail ao Conselho referentes, sobretudo, ao piso salarial.

Participaram do encontro o diretor-presidente, Luiz Carlos Gomes Júnior, a diretora-tesoureira, Regina Rodrigues de Oliveira, o superintendente Jackson Ferreira, o assessor jurídico Nuno Rebelo, a coordenadora da Unidade Técnica, Juliana de Oliveira e a secretária executiva, Thábata Reis.

A reunião teve início com uma breve explanação sobre as respectivas realidades de trabalho, bem como os desafios contemporâneos da profissão, abordando situações sobre o desemprego e atividades desenvolvidas nos próprios locais de atuação.

A diretora-tesoureira do CRN-9, Regina Oliveira, reafirmou as diferentes ações desenvolvidas pela gestão em prol da valorização da categoria, tais como a realização do projeto “Comida de Verdade” e a reativação da Associação Mineira de Nutrição (Asmin). Atividades que não são de responsabilidade do Conselho, mas que, na prática, estão sendo promovidas pela atual diretoria, também foram explanadas, como, por exemplo, o envio de ofícios aos Chefes do Poder Executivo dos municípios mineiros que possuem piso salarial abaixo do que é recomendado pela Federação Nacional dos Nutricionistas (FNN).

Regina enfatizou a importância da união entre as entidades de representação dos Nutricionistas e dos próprios profissionais em defesa dos direitos da categoria – que, atualmente, não conta com um Sindicato ativo em Minas Gerais. Pontuou também que é fundamental que ocorra uma mobilização em prol da ativação do Sindicato de Nutricionistas no estado. Este trabalho em equipe foi corroborado pelo presidente do CRN-9, Luiz Carlos.

O nutricionista, por sua vez, mencionou que o piso salarial da categoria tem um projeto que, atualmente, tramita no Congresso, reforçando o trabalho que o Conselho realiza em situações públicas existentes.

Avaliação da reunião

Ao fim do encontro, todos que participaram elogiaram e concordaram com a necessidade da realização de mais momentos como o promovido, no qual há a troca de informações.

Na visão do superintendente Jackson, é muito importante o diálogo entre a categoria e o conselho de classe que os representa, cabendo ao CRN-9 buscar novos mecanismos de aproximação e envolvimento com todos os Nutricionistas.

Já Regina de Oliveira afirmou, “somos todos Nutricionistas ou Técnicos em Nutrição e Dietética, independentemente de onde atuamos”, idealizando encontros similares a cada dois meses.

“Procuramos esclarecer as dúvidas dos profissionais por ser uma das funções principais da entidade: prestar a orientação profissional. Repetimos que, o que compete ao Conselho, ele continua efetuando. Temos limitações, claro, pela realidade de cobertura de 853 municípios de Minas Gerais, mas o empenho tem sido feito em prol de todos e não de um ou de outro. Nutricionistas e Técnicos de todo o Estado podem ter certeza de que, em breve, teremos mais atividades seguindo esse modelo”, garantiu Luiz Carlos.

Para a Nutricionista Lucy Duarte Costa (CRN-9 15797), a reunião com o CRN-9 foi bem além da pauta inicial proposta: “Nós, profissionais, conseguimos falar da nossa rotina e de nossas dores, e o Conselho se dispôs a apoiar no que for possível. Reuniões assim só contribuem para estreitar o contato com a categoria”.

Gostou? Compartilhe nas suas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Live de encerramento do projeto “Aprimoramento d

20/08/2021

De março a junho de 2021, a  Unidade de Fiscalização do CRN-9 desenvolveu o projeto de aprimoramento

Ler mais

Diagnóstico LGBT+ na pandemia aponta dados preocu

01/07/2021

Na semana em que se “comemora” o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+ (28 de junho), o CRN-9

Ler mais

CRN9 recebe nutricionista e TND convocadas em conc

22/03/2022

O CRN-9 realizou a admissão de mais duas profissionais (além das 3 já anunciadas) aprovadas no concurso

Ler mais

EXEMPLOS DE DOCUMENTOS VÁLIDOS:

• DESEMPREGO: Termo de rescisão de contrato onde conste a informação do desligamento do cargo/função. Cópias simples da Carteira de Trabalho (CTPS) que comprove desemprego: todas as páginas da carteira, desde a folha de identificação (foto), incluindo as páginas seguintes, mesmo em branco e todos os contratos de trabalho registrados, até a primeira página em branco após o último registro de emprego (não pular páginas) ou Publicação no Diário Oficial do desligamento da função.

• ATUAÇÃO EM OUTRA PROFISSÃO: Declaração da empresa empregadora contendo descrição do cargo ocupado pelo empregado; ou Cópia da carteira de trabalho ou contrato de trabalho; ou página do Diário Oficial contendo nomeação em cargo público; entre outros, conforme a situação específica; proprietário ou sócio de empresa, apresentar a cópia do comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral com o ramo de atividade ou documento similar;

• APOSENTADORIA: Comprovante de aposentadoria ou Publicação no Diário Oficial;

• MUDANÇA PARA O EXTERIOR: Passaporte/Visto ou comprovante de endereço no nome do solicitante;

• PÓS-GRADUAÇÃO: Comprovante de matrícula da pós-graduação e declaração com a descrição das atividades desempenhadas, assinada eletronicamente pelo orientador ou com carimbo da instituição;

• OUTROS: Qualquer outro documento que comprove que não está exercendo a profissão de nutricionista.