Portal Transparência Acesso à informação Atendimento on-line A
Ouvidoria Ouvidoria Pessoa Juridica Pessoa Juridica
grafismo

Confira como foram as Rodas de Conversa: As nossas ações são o nosso futuro!

Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação deste ano, o CRN-9 se realizou no sábado, 16, um evento diferente. Conversamos com especialistas sobre temas como sustentabilidade do planeta e alterações climáticas, agroecologia, agricultura familiar, sistemas alimentares coexistentes, segurança alimentar e nutricional, dentre outros que compõem nosso tema foco: As nossas ações são o nosso futuro! 

As duas rodas de conversas foram realizadas ao vivo, direto da Sede do CRN-9. Tudo feito com muito carinho e adequação às normas sanitárias de prevenção à Covid-19.

 

Perdeu? Não faz mal! Assista a seguir!

Aproveite e curta, dê seu like e compartilhe!

 

Temas abordados:

Agroecologia: construindo o presente e um futuro sustentável e saudável

A importância da Agricultura Familiar para a alimentação e a Nutrição


Convidados(as): 

  • Melissa Luciana de Araújo

Nutricionista, Doutoranda em Saúde e Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Especialista em Educação Alimentar. Atualmente, é conselheira pela sociedade civil e coordenadora da Comissão Permanente de Direito Humano à Alimentação Adequada do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (Consea/MG)

  • Élido Bonomo

Possui graduação em Nutrição e especialização em Nutrição e Dietética pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestrado em Saúde Pública área de Epidemiologia (2002) e doutorado em Ciências da Saúde na área da Saúde da Criança e do Adolescente (2010) pela Universidade Federal de Minas Gerais. É servidor público da UFOP. Tem experiência em Ensino, Pesquisa e Extensão, com ênfase em Nutrição Social e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde e Nutrição de Pré-escolares e escolares, consumo alimentar, inquérito nutricional populacional, estado nutricional, Carências Nutricionais, epidemiologia nutricional, Segurança Alimentar e Nutricional, Agricultura Familiar e políticas públicas e controle social. Coordenou em Minas Gerais as “Chamadas Nutricionais” de crianças menores de cinco anos de idade do semiárido brasileiro, de assentamentos rurais e de comunidades Quilombolas, em colaboração com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).Foi consultor da Pesquisa coordenada pelo MDS, que comparou o estado nutricional, a insegurança alimentar e o consumo alimentar de crianças de famílias do semiárido mineiro, inclusas ou não no Programa Leite Pela Vida. Foi presidente do Conselho Estadual de Alimentação Escolar de Minas Gerais e membro do Conselho Estadual e Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. É membro do Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional e coordena o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Escola de Nutrição da UFOP, uma parceria com o FNDE/MEC. Presidiu o CRN9/MG. Preside o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) e o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de Minas Gerais (CONSEA/MG)

  • Regina Oliveira

Diretora do CRN-9, Extensionista de bem estar social da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), conselheira do Consea/MG e membro da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável; Bacharel em Nutrição e Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atua na área de segurança alimentar e nutricional, principalmente nos seguintes temas: alimentação, nutrição e saúde, políticas públicas e sistemas agroalimentares. Possui grande vivência em conselhos de controle social, em nível municipal, estadual e nacional. Foi conselheira do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) onde coordenou a Comissão de Comunicação. Integra os movimentos pela produção de alimentos de forma sustentável desde 1986. 

  • Dakini Lima

Membro da equipe técnica da associação “Amanu – Educação, Ecologia e Solidariedade”, de Jaboticatubas, produtora agroecológica e feirante na “Raízes do Campo”, feira criada pela Amanu e pelos produtores agroecológicos das comunidades rurais do município. 

 

Apresentação: Mariana Starling – Jornalista e Apresentadora de TV

 

Gostou? Compartilhe nas suas redes!

[addtoany]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Evento sobre ILPI’s traça panorama e aponta

17/03/2023

Em evento transmitido, ao vivo, no dia 9 de março, o CRN-9 apresentou os dados parciais do

Ler mais

Fique por dentro da nova resolução do CFN sobre

25/05/2021

Foi publicada em 22 de maio de 2021, a resolução do CFN nº 692, que versa sobre

Ler mais

CRN-9 repudia projeto de lei que altera elementos

12/05/2021

NOTA DE REPÚDIO O Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª região (CRN9), vem a público repudiar a

Ler mais

EXEMPLOS DE DOCUMENTOS VÁLIDOS:

• DESEMPREGO: Termo de rescisão de contrato onde conste a informação do desligamento do cargo/função. Cópias simples da Carteira de Trabalho (CTPS) que comprove desemprego: todas as páginas da carteira, desde a folha de identificação (foto), incluindo as páginas seguintes, mesmo em branco e todos os contratos de trabalho registrados, até a primeira página em branco após o último registro de emprego (não pular páginas) ou Publicação no Diário Oficial do desligamento da função.

• ATUAÇÃO EM OUTRA PROFISSÃO: Declaração da empresa empregadora contendo descrição do cargo ocupado pelo empregado; ou Cópia da carteira de trabalho ou contrato de trabalho; ou página do Diário Oficial contendo nomeação em cargo público; entre outros, conforme a situação específica; proprietário ou sócio de empresa, apresentar a cópia do comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral com o ramo de atividade ou documento similar;

• APOSENTADORIA: Comprovante de aposentadoria ou Publicação no Diário Oficial;

• MUDANÇA PARA O EXTERIOR: Passaporte/Visto ou comprovante de endereço no nome do solicitante;

• PÓS-GRADUAÇÃO: Comprovante de matrícula da pós-graduação e declaração com a descrição das atividades desempenhadas, assinada eletronicamente pelo orientador ou com carimbo da instituição;

• OUTROS: Qualquer outro documento que comprove que não está exercendo a profissão de nutricionista.