Cargo/função: Pesquisador(a)
Descrição:
O(a) candidato(a) atuará no projeto de pesquisa “Avaliação de impacto do Programa Nacional de Alimentação Escolar em desfechos de dieta e de desenvolvimento econômico”, sob coordenação de pesquisadores doutores vinculados ao Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição em Saúde (NUPENS) da USP, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA) da Unicamp, Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal de São Paulo e Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
A pesquisa, realizada em parceria com colaboradores de diversas instituições de ensino e pesquisa brasileiras e dos Estados Unidos, tem o objetivo de conduzir uma avaliação nacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) – um dos maiores e mais antigos programas de alimentação escolar do mundo que atende mais de 40 milhões de estudantes brasileiros(as) – na qualidade da alimentação dos(as) estudantes atendidos(as) e na oferta de alimentos saudáveis, incluindo variáveis socioeconômicas regionais e condições de vida de agricultores familiares que fornecem alimentos ao programa.
Especificamente, o(a) selecionado(a) atuará na coleta de dados de consumo alimentar de estudantes de 8 a 10 anos, sendo responsável pelo treinamento e supervisão da equipe de pesquisa de campo, controle de qualidade dos dados coletados, tratamento e análise dos dados, redação de relatórios técnicos e artigos científicos, participação em reuniões científicas semanais, colaboração com demais membros do grupo de pesquisa e com parceiros de universidades localizadas em outros países.
A vaga é de tempo integral (40 horas por semana) e tem duração prevista de 12 meses, renovável mediante disponibilidade de recursos e desempenho do(a) selecionado(a). A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros e tem início imediato. O(a) selecionado(a) receberá Bolsa de Pesquisa no valor entre R$ 3.810,40 e R$ 6.242,40, calculada de acordo com sua experiência e formação. O trabalho será realizado em modo híbrido (a distância e presencial em São Paulo, SP, Brasil ou Campinas, SP, Brasil). O(a) selecionado(a) precisará se deslocar para coleta de dados em outras cidade e estados do país.
Requisitos da vaga:
● Graduação em qualquer área.
● Mestrado e/ou Doutorado em Ciências; Alimentação e Nutrição; Alimentos; Saúde Coletiva; Saúde
Pública, Epidemiologia; Nutrição e Saúde; Ciências da Nutrição; Ciência e Tecnologia de Alimentos;
Nutrição em Saúde Pública ou áreas correlatas.
● Experiência com avaliação e bases de dados de consumo alimentar em nível populacional utilizando
programas e pacotes estatísticos como R, SAS e Stata de no mínimo 2 anos.
● Experiência com treinamento, coleta e análise de dados utilizando recordatório alimentar de 24 horas
em nível populacional de no mínimo 2 anos.
● Experiência com pesquisa de campo e/ou coleta de dados na área de avaliação do consumo alimentar,
preferencialmente como coordenador ou supervisor.
● Conhecimento avançado de inglês para redação e leitura. Capacidade de se comunicar fluentemente
em inglês será considerado um diferencial.
● Habilidade para uso de mídias diversas, tecnologias digitais de informação e comunicação,
plataformas digitais e de videoconferência, software de editores de texto, planilhas, banco de dados
e apresentações.
● Capacidade de síntese e boa redação com artigos publicados em revistas científicas indexadas na área
de Nutrição ou Saúde Coletiva como primeiro ou segundo autor.
● Iniciativa e criatividade, proatividade, capacidade de resolução de problemas, aprendizado rápido.
Requisitos desejáveis
• Experiência ou conhecimento de políticas e programas multissetoriais, avaliação e impacto de
políticas públicas da área de alimentação ou nutrição e de trabalho conjunto com formuladores de
políticas públicas
• Interesse e capacidade de interagir com membros da sociedade civil, advocates, membros do governo
e formuladores de políticas públicas
• Experiência de trabalho em equipes multidisciplinares
• Ter realizado estágio internacional durante ou após o mestrado ou doutorado
O(a) candidato(a) deverá enviar currículo e carta de intenção com uma descrição de seu interesse no estudo, experiência na área da vaga e nome e e-mail/telefone de duas referências que serão contatadas previamente à seleção para o e-mail patysamofal@gmail.com com o título “Vaga de Pesquisa – Consumo Alimentar” até 11 de setembro de 2023.Candidatos(as) de outras regiões do país, de outros países, mulheres e que se identifiquem como pretos, pardos e indígenas são especialmente encorajados(as) a se candidatarem. Dúvidas sobre a vaga podem ser enviadas a Dra. Sandra Crispim (crispim@ufpr.br) e Dra. Ana Clara Duran (anaduran@unicamp.br).