Reunião entre CRN-9 e VISA-MG discute melhoria das ILPIs em Minas Gerais
No dia 12 de julho, representantes do Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região (CRN-9) e da Vigilância Sanitária de Minas Gerais (VISA-MG) realizaram uma reunião remota para discutir o aprimoramento da atenção nutricional nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).
Estiveram presentes pelo CRN-9 a presidenta, Erika Simone Coelho Carvalho, a diretora secretária, Deyrilucy Ferreira, a coordenadora do Setor de Fiscalização Eliane Azevedo e o assessor de Relações Institucionais e Governamentais Guilherme Reis. Pela VISA-MG participaram a diretora de Vigilância em Alimentos e Vigilância Ambiental, Ângela Ferreira Vieira, a coordenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária da Superintendência Regional da Saúde de Belo Horizonte, Michele Cássia Lima dos Santos, e o especialista em Políticas e Gestão da Saúde da Superintendência Regional de Belo Horizonte, Milton Cosme Ribeiro.
Projetos e Parcerias em Foco
Eliane Azevedo, iniciou a reunião falando do papel do Conselho e da Fiscalização. Mencionou que são realizadas orientações com gestores sobre a importância do nutricionista nas instituições e que resultados positivos estão sendo atingidos com a contratação do profissional.
Deyrilucy Ferreira, destacou os dados levantados no “Projeto Aprimoramento da Atuação em Nutrição Clínica – ILPIs”, desenvolvido pela autarquia em 2022 e 2023. O trabalho revelou a ausência de nutricionistas em um número significativo dessas instituições e os riscos sanitários envolvidos.
Érika sugeriu uma cooperação técnica com a VISA-MG, destacando a possibilidade de um projeto piloto na regional de Belo Horizonte.
Ao avaliar o contexto, os representantes da VISA-MG enfatizaram a necessidade de as instituições estruturarem ações de capacitação e mobilização, com o objetivo de alcançar uma atuação efetiva.
Próximos Passos
Ao final da reunião, foi acordado que a Coordenação do Setor de Fiscalização encaminhará à VISA-MG os dados do projeto de aprimoramento de atuação em ILPIs realizado pelo CRN-9.
Também foi estabelecido um fluxo de informações: o CRN-9 notificará a falta de profissionais nas equipes multidisciplinares à VISA conforme a RDC Nº 503, de 27 de maio de 2021.
Deixe um comentário