Acesso à informação Acesso à informação Atendimento on-line A
grafismo

CRN-9 e Comusan-BH buscam retomada segura do atendimento nos Restaurantes Populares da capital

A vice-presidente do Conselho, Érika Carvalho, e membro do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte (Comusan/BH), representou o CRN-9 em atividades do colegiado nessa segunda-feira, 26 de julho. Érika é suplente da presidente do Comusan e conselheira do CRN-9, Diana Lopes.

Junto a demais integrantes do Comusan, foram realizadas visitas técnicas aos Restaurantes Populares I e II (Herbert de Souza e Josué de Castro, respectivamente), na capital mineira. O objetivo foi viabilizar a liberação da alimentação nos refeitórios para as pessoas em situação de rua. Atualmente, em função da pandemia, as mesmas têm se alimentado nos meios fios em torno dos restaurantes, o que gera insegurança alimentar pela inadequação no momento de consumo. “Acreditamos ser possível a reabertura dos espaços, seguindo, claro, as regras de distanciamento social e prevenção à Covid-19”, informa Érika.

Cabe ressaltar que, durante a pandemia, houve a ampliação de fornecimento de refeições aos finais de semana e feriados; porém, houve a redução de horário nos três atendimentos (café da manhã, almoço e jantar).

O que pode ser feito

Encaminhamentos sugeridos, a serem debatidos em reunião com a Vigilância Sanitária:

  • identificação da população de rua para atendimento preferencial;
  • retorno ao horário de funcionamento habitual;
  • manutenção da distribuição de marmitas a despeito do atendimento in loco proposto;
  • atendimento no refeitório também aos finais de semana.

Participantes

Estiveram presentes, ainda:

  • Rafael Roberto Fonseca da Silva – Comusan
  • Angela Cristina da Silva – Nutricionista Coordenadora do Restaurante Popular I – Herbert de Souza
  • Sandra Helena Britto Lorentz – Nutricionista Coordenadora do Restaurante Popular II – Josué de Castro
  • Wellemy Nogueira Gonçalves Neves Pereira da Silva – Diretor dos Restaurantes
  • Pedro Patrus – vereador
  • Pablo Almeida – representante do vereador Nikolas Ferreira

 

Gostou? Compartilhe nas suas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

CRN9 apresentará proposta legislativa sobre critér

11/10/2023

No dia 05 de outubro, o CRN9, representado pela conselheira e coordenadora da Comissão de Tomada de

Ler mais

Você sabe como avaliar produtos de nutrição vendid

30/01/2025

O Conselho Federal de Nutrição (CFN), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e

Ler mais

Destaque Acadêmico: CRN-9 certifica estudantes que

23/12/2025

O Conselho Regional de Nutrição da 9ª Região (CRN-9) inova ao instituir um reconhecimento voltado a estudantes

Ler mais