CRN-9 divulga publicação da OPAS sobre prevenção e gestão de conflitos de interesse em programas de nutrição em âmbito nacional
A publicação estabelece um roteiro para introduzir e implementar na Região das Américas o Projeto de abordagem da Organização Mundial da Saúde (OMS) para prevenção e gestão de conflitos de interesse na formulação de políticas e implementação de programas de nutrição no âmbito nacional, publicada pela OMS em dezembro de 2017.
A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) espera que esta publicação ajude seus Estados Membros a identificar, prevenir e gerenciar potenciais conflitos de interesse em potenciais interações com atores não estatais nas políticas e programas de nutrição.
Este roteiro descreve como equipes relevantes dentro dos ministérios da saúde dos Estados Membros podem ser apresentadas à abordagem da OMS e ao uso das ferramentas associadas. E também orienta sobre a triagem e como se familiarizar com esses documentos, com o apoio e a orientação da equipe da OPAS.
Entre os objetivos desta iniciativa estão: apresentar os princípios fundamentais da abordagem da OMS aos tomadores de decisão das agências governamentais relevantes; adaptar e desenvolver formatos complementares da abordagem da OMS que se encaixem nos processos decisórios existentes em nível nacional; e complementar a ferramenta completa da OMS com uma ferramenta de triagem mais curta para aumentar a acessibilidade e possibilitar um envolvimento e uso mais efetivos na tomada de decisões relativas a potenciais interações com atores não estatais na vida real.
A publicação explica ainda como esses objetivos podem ser abordados usando um método em três estágios. Ela também inclui anexos que cobrem estudos de caso, programas para oficinas e uma ferramenta de triagem para avaliar potenciais interações com atores não estatais.
Para acessar a publicação saber mais, clique AQUI.
Deixe um comentário