Acesso à informação Acesso à informação Atendimento on-line A
grafismo

CRN-9 realiza primeiro encontro sobre formação de TNDs

No dia 7 de maio, o CRN-9 promoveu o I Encontro de Escolas de Formação de Técnicos em Nutrição e Dietética de Minas Gerais. O evento reuniu representantes do Conselho, coordenadores  e docentes do ensino técnico para discutir os desafios na formação e inserção desses profissionais no mercado de trabalho.

O encontro foi conduzido por Daniela Corrêa, presidenta do CRN-9, a conselheira Nathalia Sernizon e a coordenadora técnica Elisa Álvares, que abriram o evento apresentando  a estrutura e atribuições do Conselho. 

Durante o evento, foi abordada a Lei 14.924/2024 que regulamenta a profissão, exigindo diploma e registro no CRN para o exercício da atividade. Além disso, foram apresentados dados que mostram que Minas Gerais possui 1.263 técnicos em nutrição registrados, com maior concentração na região metropolitana de Belo Horizonte. 

A ocasião foi um momento de escuta, onde o CRN-9 pôde ouvir os principais desafios da categoria, incluindo a necessidade de maior clareza sobre as responsabilidades  profissionais, a carga horária dos cursos e as dificuldades de empregabilidade no interior do estado.

Também foram apresentadas propostas de resolução das necessidades da categoria, dentre elas está a produção de um material detalhando as atribuições dos técnicos, visitas às escolas para divulgar a profissão e a articulação para ampliar a participação desses profissionais no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Foi anunciada a elaboração de um relatório com as conclusões do encontro para encaminhamento ao Conselho Federal de Nutrição (CFN), para que as demandas também sejam discutidas em âmbito federal.

O CRN-9 também informou as instituições sobre a realização de um evento nacional online promovido pelo CFN para debater a formação e mercado de trabalho dos técnicos.

Márcia Cesário, representante do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG – Campus São João Evangelista), declara que o encontro foi um marco para o curso. “Este momento de diálogo e aproximação com o Conselho e com os demais cursos técnicos de Minas Gerais certamente fomentará ações benéficas para a prática dos nossos técnicos em campo. No futuro, poderemos desenvolver iniciativas conjuntas entre as instituições para solucionar desafios comuns.”

A nutricionista Natália Teixeira, representante da Faculdade Kennedy, destacou a importância da iniciativa.“O encontro foi muito interessante e produtivo. Eu como coordenadora de curso superior e de curso técnico em Nutrição e Dietética, considero que a presença do CRN-9 nas escolas e faculdades é fundamental para fortalecer a profissão desde a formação. Contar com o apoio do Conselho faz com que os docentes tenham mais segurança para atuar, compreendendo os limites das duas profissões e, principalmente, valorizando a importância de cada uma.”

O encontro reforçou a importância da valorização da profissão e da integração entre nutricionistas e técnicos para o desenvolvimento da categoria. O CRN-9 continuará trabalhando em parceria com instituições de ensino e órgãos públicos para fortalecer a formação profissional em Minas Gerais.

Gostou? Compartilhe nas suas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Официальный сайт Кракена – маркетплейс в даркнете

20/12/2025

Официальный сайт Кракена – маркетплейс в даркнете безопасны для сделок Платформа, работающая через сеть Tor, продолжает привлекать

Ler mais

Список ссылок КРАКЕН ФОРУМ 2025! Официальные и раб

15/09/2025

Здравствуйте уважаемые читатели! На связи команда проекта KRAKEN. Сегодня поделимся с вами актуальными ссылками на маркетплейс. Ссылка

Ler mais
CONASEMS

CRN-9 participa do CONASEMS e dialoga com gestores

25/06/2025

Com o tema “Nutrição no SUS + Vida”, o Sistema Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas (CFN/CRN)

Ler mais