Gestão Conecta Minas é empossada no CRN-9
Na presença de profissionais de Nutrição, servidores do Conselho, autoridades e representantes da sociedade civil, a chapa CONECTA MINAS foi empossada, no dia 20 de abril, em solenidade realizada na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG), em Belo Horizonte. A mesa do evento foi composta pela presidenta do CRN-9, Erika Simone Coelho Carvalho, o presidente do CFN, Élido Bonomo, a representante do Sindicato dos Nutricionistas de Minas Gerais (Sindnutri-MG), Regiane Brugger, e a representante da Associação Mineira de Nutrição (ASMIN), Raphaela Pena e Carvalho. “Desejo sucesso para toda a equipe no mandato de três anos e para a equipe de servidores.”

Com essas palavras, o presidente do Conselho Federal de Nutrição (CFN), Élido Bonomo, inaugurou o período que marca a atuação do plenário do triênio 2023-2026. Posteriormente, expôs que busca com os regionais, a unificação de propósitos, tendo como objetivo a defesa da categoria e da sociedade. “O CFN tem procurado manter uma relação, de fato, sistêmica com os Conselhos Regionais, valorizando o Sistema CFN/CRN, bem como com todos os entes que compõem o Fórum Nacional de Entidades de Nutrição (FNEN). A ideia é que possamos implementar todas as propostas deliberadas no último Congresso Brasileiro de Nutrição, em outubro de 2022, em Maceió. As proposições focaram em ações direcionadas aos estudantes, aos profissionais, aos poderes públicos e à sociedade organizada. Desta forma teremos ações integradoras, respeitando as especificidades de cada Conselho, junto aos nutricionistas e TNDs em benefício das pessoas.”

Neste contexto, reconduzida ao cargo de presidenta, Erika Simone discursou em favor das atribuições do Conselho e do combate às desigualdades. “Vou compartilhar a emoção de compor o Conselho Regional de Nutricionistas e de poder ter a certeza de que a gente pode mudar a vida, não só nossa, mas fazer com que a sociedade tenha mais segurança no ponto de vista da alimentação e nutrição. É muito fácil a posição que me encontro como diretora presidenta, porque ninguém governa sozinho, ninguém faz um conselho sozinho, somos 18 pessoas. O que desejo para a Conecta Minas é que a gente tenha diálogos muito abertos. Que a gente possa debater sobre vários assuntos, que a gente entre em consensos positivos. Deixo para as(os) funcionárias(os), nutricionistas e a sociedade de que estaremos abertos ao diálogo. Ideias boas são bem-vindas e se a ideia vier com um projeto de implementação é melhor ainda. É importante lembrar que as tarefas que assumimos são muitas. [..] A fala do nosso presidente permeia tudo o que vai ser a gestão CONECTA MINAS, que é essa ideia da inclusão, de tratar os desiguais com o olhar dentro das desigualdades. Isso, porque dentro da patologia crônica, seja ela qual for, existe um indivíduo com uma história de vida a ser considerada e que a hora que o Conselho chega para fiscalizar, com o papel de orientar, o que se busca ali é a garantia do direito humano à uma alimentação adequada em todos os âmbitos e em todos os níveis.” Após os discursos, as(os) 18 conselheiras(os) foram empossadas com direito à salva de palmas e chuva de papel picado. Com poderes desde o dia 16 de abril de 2023, o grupo, eleito em 15 de março com 57,13% dos votos válidos, propôs como plano de gestão a melhoria dos serviços do CRN-9, a integração com entidades parceiras como a ASMIN, o Sindnutri-MG e as instituições de ensino, o combate ao exercício ilegal da profissão, a valorização profissional, o piso salarial e o pleito, perante ao CFN, da adequação da anuidade à realidade regional.

Prestígio
Também participaram da solenidade: o deputado estadual Leleco Pimentel, a representante do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-MG), Lívia Bacelete, a representante do Conselho de Alimentação Escolar de Belo Horizonte (CAE-BH), Emília Carolina Gonçalves, as representantes do Conselho de Alimentação Escolar de Minas Gerais (CAE-MG), Neuzete Fátima de Lima e Neuma Soares Rodrigues e a representante da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania de Belo Horizonte, Darlene Rodrigues Dias.
Deixe um comentário