Acesso à informação Acesso à informação Atendimento on-line A
grafismo

Livro aborda Procedimentos Operacionais para Reabertura de Escolas na Pandemia da Covid-19

A obra é destinada, principalmente, a todos profissionais da educação e envolvidos na organização do ambiente escolar

As professoras do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) Mirtes Ribeiro e Gabriela de Cássia Ribeiro lançaram um livro para auxiliar profissionais da educação na organização do ambiente escolar para retorno seguro às aulas no contexto da pandemia de covid-19. Com o título Procedimentos Operacionais para Reabertura de Escolas na Pandemia de Covid-19, o livro tem como principal objetivo fazer com que a comunidade escolar tenha um material de fácil acesso e linguagem que oriente nas modificações do ambiente escolar, para retorno presencial, no contexto da pandemia.

De acordo com uma das organizadoras do livro, professora Gabriela, a publicação traz, por meio de Procedimentos Operacionais Padrão (POP), temas relevantes como limpeza e organização do ambiente escolar; fluxo de pessoas; procedimentos em caso de sintomas de covid-19; uso de Equipamentos de Proteção Individual; orientações para o transporte escolar; medidas de prevenção na educação especial e comunidades específicas como quilombolas; e, ao final, um roteiro de inspeção sanitária elaborado em parceria com a equipe da vigilância sanitária da Superintendência Regional de Saúde de Diamantina.

Para Gabriela, o livro tem grande importância para a comunidade escolar, que precisa adaptar-se para assegurar as medidas de segurança necessárias à proteção da saúde das crianças, adolescentes e suas famílias. “Esperamos que sirva de material de consulta, pois os protocolos têm como base os documentos oficiais do Ministério da Educação e Secretaria Estadual de Saúde de MG e aqui são oferecidos de forma mais simples e esquematizada para facilitar essa reestruturação”, destaca.

A professora explica que a obra surgiu na unidade curricular Saúde Pública 1 como atividade prática remota. “Em parceria com alunos e professores do Programa de Pós-graduação Ensino em Saúde, os alunos elaboraram um curso on-line para professores de uma cidade do Vale do Jequitinhonha e os POP’s como manual de consulta. O sucesso do curso foi tão grande que logo outros oito municípios se interessaram e foram também capacitados, agora com a participação da empresa júnior da Enfermagem – Cuidare”.

O livro é de acesso gratuito e está disponível para baixar.

Confira a obra.

Fonte: UFVJM

Gostou? Compartilhe nas suas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Montes Claros celebra a “I Semana da Nutriç

14/09/2023

A cidade de Montes Claros celebrou a inauguração da “I Semana da Nutrição e Educação Física –

Ler mais

Presidente do CRN-9 participa de reunião dos Cons

05/10/2021

Discutir a proposta de formação de um Fórum dos Conselhos de Saúde de Minas Gerais. Esse foi

Ler mais

CFN: Novo plenário toma posse mirando maior uniã

22/09/2021

No último sábado, dia 18, a 15ª gestão do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) tomou posse. Após

Ler mais

EXEMPLOS DE DOCUMENTOS VÁLIDOS:

• DESEMPREGO: Termo de rescisão de contrato onde conste a informação do desligamento do cargo/função. Cópias simples da Carteira de Trabalho (CTPS) que comprove desemprego: todas as páginas da carteira, desde a folha de identificação (foto), incluindo as páginas seguintes, mesmo em branco e todos os contratos de trabalho registrados, até a primeira página em branco após o último registro de emprego (não pular páginas) ou Publicação no Diário Oficial do desligamento da função.

• ATUAÇÃO EM OUTRA PROFISSÃO: Declaração da empresa empregadora contendo descrição do cargo ocupado pelo empregado; ou Cópia da carteira de trabalho ou contrato de trabalho; ou página do Diário Oficial contendo nomeação em cargo público; entre outros, conforme a situação específica; proprietário ou sócio de empresa, apresentar a cópia do comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral com o ramo de atividade ou documento similar;

• APOSENTADORIA: Comprovante de aposentadoria ou Publicação no Diário Oficial;

• MUDANÇA PARA O EXTERIOR: Passaporte/Visto ou comprovante de endereço no nome do solicitante;

• PÓS-GRADUAÇÃO: Comprovante de matrícula da pós-graduação e declaração com a descrição das atividades desempenhadas, assinada eletronicamente pelo orientador ou com carimbo da instituição;

• OUTROS: Qualquer outro documento que comprove que não está exercendo a profissão de nutricionista.