Acesso à informação Acesso à informação Atendimento on-line A
grafismo

Nutricionistas e estudantes de BH e região recebem importantes orientações do setor de Fiscalização

A noite dessa quarta-feira, 12, foi um momento especial para o Setor de Fiscalização do CRN-9 e, sobretudo, para Nutricionistas e estudantes de Nutrição da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Para o Conselho, foi o marco do retorno do projeto “A Fiscalização do CRN-9 mais perto de você”, que esteve suspenso em 2020 em função da pandemia de Covid-19. E que, agora, voltou em novo formato: o virtual. Anteriormente, as fiscais realizavam as palestras presencialmente em cidades polo das regiões mineiras.

Para os Nutricionistas e estudantes, o momento cumpriu com excelência os objetivos de informar sobre os trabalhos da Fiscalização do CRN-9, os tipos de visitas que a equipe realiza e, principalmente, esclarecer que a função principal não é a de punição, como muitos imaginam. E, sim, de auxiliar os Nutricionistas para uma atuação primorosa, garantindo, assim, que toda a sociedade seja atendida por profissionais capacitados.

A palestra realizada pela nutricionista fiscal da Sede do CRN-9, Juliana Sales, segundo formulário de satisfação divulgado, obteve 92,3% de aprovação dos temas abordados: o que uma fiscal faz, como a fiscalização está atuando em tempos de pandemia, meios de contato com o setor, o atendimento nutricional via teleconsulta, a realização de denúncias, entre outros. Ao final do evento, Juliana e a coordenadora da Fiscalização do CRN-9, Elisa Álvares responderam algumas perguntas do público.

Nutrição oncológica

Outro assunto abordado durante o evento, e que teve 100% de aprovação do público, foi o “Manejo nutricional na cirurgia oncológica”. Realizada pela vice-presidente do CRN-9 e membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica (SNBO), Érika Carvalho, a palestra tratou das estratégias nutricionais possíveis em pré, durante e pós-operatórios.

A nutricionista ressaltou que “o manejo nutricional é um desafio interprofissional” e apresentou protocolos atuais interessantes de serem seguidos pelos profissionais da Nutrição que atuam na área oncológica. Para Érika, o fundamental é “reconhecer que o objetivo do cuidado é a pessoa; e não a doença!”

Próximos eventos

O projeto “A Fiscalização do CRN-9 mais perto de você” continuará sendo realizado durante todo o ano. “O objetivo é levarmos informações para o maior número de Nutricionistas e acadêmicos — estreitando os laços com os profissionais do interior do Estado —, promovendo atualização técnica concomitantemente com as ações de fiscalização”, informa Elisa Álvares.

Nesse primeiro evento, a participação foi de cerca de 40 pessoas. Mas este número pode e deve aumentar!

O próximo encontro será com os profissionais e estudantes das regiões

Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Data: 08/06/2021 (terça-feira)

 

Fique atento(a) aos canais de Comunicação do CRN-9, inscreva-se e participe!

 

 

Gostou? Compartilhe nas suas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Safra de maio

08/05/2024

Maio é um mês rico em verduras e legumes, que trazem diversos nutrientes importantes para o corpo

Ler mais

CRN9 discute com deputado Enes Cândido a inclusã

07/03/2024

No dia 6 de março, Comissão Mista de Cuidados Paliativos dos Conselhos Regionais da Área da Saúde,

Ler mais

CRN9 prestigia homenagem aos 90 anos do Crea-MG

17/04/2024

No dia 15 de abril, a presidenta do Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região (CRN9), Erika

Ler mais

EXEMPLOS DE DOCUMENTOS VÁLIDOS:

• DESEMPREGO: Termo de rescisão de contrato onde conste a informação do desligamento do cargo/função. Cópias simples da Carteira de Trabalho (CTPS) que comprove desemprego: todas as páginas da carteira, desde a folha de identificação (foto), incluindo as páginas seguintes, mesmo em branco e todos os contratos de trabalho registrados, até a primeira página em branco após o último registro de emprego (não pular páginas) ou Publicação no Diário Oficial do desligamento da função.

• ATUAÇÃO EM OUTRA PROFISSÃO: Declaração da empresa empregadora contendo descrição do cargo ocupado pelo empregado; ou Cópia da carteira de trabalho ou contrato de trabalho; ou página do Diário Oficial contendo nomeação em cargo público; entre outros, conforme a situação específica; proprietário ou sócio de empresa, apresentar a cópia do comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral com o ramo de atividade ou documento similar;

• APOSENTADORIA: Comprovante de aposentadoria ou Publicação no Diário Oficial;

• MUDANÇA PARA O EXTERIOR: Passaporte/Visto ou comprovante de endereço no nome do solicitante;

• PÓS-GRADUAÇÃO: Comprovante de matrícula da pós-graduação e declaração com a descrição das atividades desempenhadas, assinada eletronicamente pelo orientador ou com carimbo da instituição;

• OUTROS: Qualquer outro documento que comprove que não está exercendo a profissão de nutricionista.