Portal Transparência Acesso à informação Atendimento on-line A
Ouvidoria Ouvidoria Pessoa Juridica Pessoa Juridica
grafismo

Profissionais e estudantes do Campo das Vertentes e Zona da Mata recebem importantes orientações do CRN-9

Estudantes e nutricionistas das regiões do Campo das Vertentes e Zona da Mata. Este foi o público de mais uma edição do projeto “A Fiscalização do CRN-9 mais perto de você”, realizada virtualmente na terça-feira, 13 de julho.

Para os(as) nutricionistas e estudantes, o momento cumpriu com excelência os objetivos de informar sobre os trabalhos da Fiscalização do CRN-9, os tipos de visitas que a equipe realiza e, principalmente, esclarecer que a função principal não é a de punição, como muitos imaginam. E, sim, de auxiliar os(as) nutricionistas para uma atuação primorosa, garantindo, assim, que toda a sociedade seja atendida por profissionais capacitados(as).

A palestra foi realizada pela nutricionista fiscal da delegacia do CRN-9 no município de Juiz de Fora, Nicelle Julia Corrêa Lopes, com abordagem dos temas: o que uma fiscal faz, como a fiscalização está atuando em tempos de pandemia, meios de contato com o setor, o atendimento nutricional via teleconsulta, a realização de denúncias, entre outros.

 

O nutricionista e a nova saúde coletiva com a chegada da pandemia

Este foi o tema da palestra realizada pelo presidente do CRN-9, Luiz Carlos Gomes Júnior. O nutricionista iniciou sua fala ressaltando que mora no interior de Minas Gerais, o que ilustra um dos objetivos da atual gestão do Conselho: a proximidade com a categoria em todas as regiões do Estado.

Luiz Carlos apresentou dados sobre o número de nutricionistas das regiões Campos das Vertentes e Zona da Mata no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), o que reflete a atuação na área da saúde.

Sobre esta, o presidente explicou que é um direito garantido na Constituição brasileira: “A nova saúde coletiva resultou-se de um movimento sanitarista latino-americano e da reforma sanitária no Brasil. Esta é um conjunto de ideias relacionadas às transformações necessárias na área da saúde e bem-estar, em busca de melhorar a qualidade de vida da população, não ficando presa apenas na visão de saúde pública.”

O que mudou com a pandemia

Tendo realizado as explicações conceituais, o profissional abordou a atual situação da saúde coletiva, com a chegada da pandemia de Covid-19. Luiz Carlos tratou sobre o distanciamento social e o adoecimento, o Plano Nacional de Imunização e o papel do nutricionista durante este momento de excepcionalidade.

Especificamente sobre este último ponto, Luiz Carlos explanou aos participantes sobre o teletrabalho, a relação do nutricionista com os pacientes e com equipes multidisciplinares, os “modismos” e suas consequências, a atuação nas redes sociais, a necessidade de realização de denúncias ao CRN-9, dentre outros.

Perguntas do público

Para Luiz Carlos, o “saber ouvir” e a realização de um correto “diagnóstico” da realidade local são as habilidades essenciais ao nutricionista que deseje atuar na área da saúde coletiva. Esta ponderação foi feita oriunda de uma pergunta dos participantes do evento.

A nutricionista Nicelle Lopes esclareceu a diferença entre “assessoria” e “consultoria” na área da Nutrição e sua relação com a assunção de responsabilidade técnica, assim como os cuidados que o(a) profissional deve tomar para garantir a qualidade do teleatendimento.

Próximo evento

O projeto “A Fiscalização do CRN-9 mais perto de você” continuará sendo realizado durante todo o ano. “O objetivo é levarmos informações para o maior número de Nutricionistas e acadêmicos — estreitando os laços com os profissionais do interior do Estado —, promovendo atualização técnica concomitantemente com as ações de fiscalização”, informa Elisa Álvares, coordenadora da Unidade de Fiscalização do CRN-9.

O próximo encontro será com os profissionais e estudantes das regiões Sul/Sudoeste e Oeste de Minas

Data: 16/09/2021 (quinta-feira)

>> Atenção! O vídeo da palestra “O nutricionista e a nova saúde coletiva com a chegada da pandemia”, de Luiz Carlos Gomes Júnior, estará disponível no canal do CRN-9 no You Tube

 

 

 

 

Gostou? Compartilhe nas suas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Comissão OAB-COP MG reúne-se no CRN9 para discut

31/01/2024

Na tarde desta quarta-feira, o advogado e assessor jurídico do Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região,

Ler mais

EaD na Saúde, não!

28/10/2021

PL 5.414/2016 apresenta nova redação para o artigo 80 da LDB.  Na manhã dessa quarta-feira (3), a

Ler mais

CRN-9 participa de reunião do COP-MG

19/07/2023

No dia 06 de julho, o CRN-9, representado pela superintendente Lúcia Rocha e pela presidenta Erika Simone

Ler mais

EXEMPLOS DE DOCUMENTOS VÁLIDOS:

• DESEMPREGO: Termo de rescisão de contrato onde conste a informação do desligamento do cargo/função. Cópias simples da Carteira de Trabalho (CTPS) que comprove desemprego: todas as páginas da carteira, desde a folha de identificação (foto), incluindo as páginas seguintes, mesmo em branco e todos os contratos de trabalho registrados, até a primeira página em branco após o último registro de emprego (não pular páginas) ou Publicação no Diário Oficial do desligamento da função.

• ATUAÇÃO EM OUTRA PROFISSÃO: Declaração da empresa empregadora contendo descrição do cargo ocupado pelo empregado; ou Cópia da carteira de trabalho ou contrato de trabalho; ou página do Diário Oficial contendo nomeação em cargo público; entre outros, conforme a situação específica; proprietário ou sócio de empresa, apresentar a cópia do comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral com o ramo de atividade ou documento similar;

• APOSENTADORIA: Comprovante de aposentadoria ou Publicação no Diário Oficial;

• MUDANÇA PARA O EXTERIOR: Passaporte/Visto ou comprovante de endereço no nome do solicitante;

• PÓS-GRADUAÇÃO: Comprovante de matrícula da pós-graduação e declaração com a descrição das atividades desempenhadas, assinada eletronicamente pelo orientador ou com carimbo da instituição;

• OUTROS: Qualquer outro documento que comprove que não está exercendo a profissão de nutricionista.