Acesso à informação Acesso à informação Atendimento on-line A
grafismo

4ª edição de projeto do CRN-9 neste ano leva orientações e atualização técnica a profissionais e estudantes do Sul/Sudoeste e Oeste de MG

Em 16 de setembro, os(as) Nutricionistas e estudantes de Nutrição das regiões Sul/Sudoeste e Oeste de Minas receberam o projeto “A Fiscalização do CRN-9 mais perto de você”.

Este foi o quarto encontro no novo formato, o virtual. Anteriormente, as fiscais realizavam as palestras presencialmente em cidades polo das regiões mineiras.

Para os(as) Nutricionistas e estudantes, o momento cumpriu com excelência os objetivos de informar sobre os trabalhos da Fiscalização do CRN-9, os tipos de visitas que a equipe realiza e, principalmente, esclarecer que a função principal não é a de punição, como muitos imaginam. E, sim, de auxiliar os(as) Nutricionistas para uma atuação primorosa, garantindo, assim, que toda a sociedade seja atendida por profissionais capacitados.

A palestra foi realizada pela nutricionista fiscal do CRN-9, Flávia Junqueira, com abordagem dos temas: o que uma fiscal faz, como a fiscalização está atuando em tempos de pandemia, meios de contato com o setor, o atendimento nutricional via teleconsulta, a realização de denúncias, entre outros.

Educação Alimentar e Nutricional (EAN): educar é muito mais que orientar

Outro tema abordado foi o descrito no título acima. Realizada pelo conselheiro do CRN-9 e professor da Universidade de Lavras, Michel de Angelis, a palestra tratou dos princípios da verdadeira educação, os quais permeiam as atividades de EAN.

O nutricionista levantou questões sobre a complexidade da alimentação, versando sobre os aspectos abrangentes que exigem conhecimentos que situam além do biológico. Michel explanou sobre os aspectos, psicológicos, sociais/culturais, econômicos, pedagógicos, políticos, éticos/filosóficos e ambientais.

A responsabilidade do profissional da Nutrição perante cada um destes itens, bem como a necessidade de baseamento científico nas atividades, foram itens enfatizados pelo professor.

Perguntas do público

Ao final do evento, as fiscais do Conselho, Flávia Junqueira e Jordana Jorge, além do conselheiro Michel, responderam algumas perguntas do público.

Foi esclarecido sobre o processo de denúncias recebidas e trabalhadas pelo CRN-9, a possibilidade da criação de novas delegacias no interior e a situação dos cursos de Nutrição no Estado. O teleatendimento também foi abordado pelos participantes.

Próximo evento

O projeto “A Fiscalização do CRN-9 mais perto de você” continuará sendo realizado durante todo o ano. “O objetivo é levarmos informações para o maior número de Nutricionistas e acadêmicos — estreitando os laços com os profissionais do interior do Estado —, promovendo atualização técnica concomitantemente com as ações de fiscalização”, informa Elisa Álvares, coordenadora da Unidade de Fiscalização do CRN-9.

O próximo encontro será com os profissionais e estudantes das regiões Vale do Rio Doce e Vale do Mucuri

Data: 05/10/2021 (terça-feira)

>> Atenção! O vídeo da palestra “Educação Alimentar e Nutricional (EAN): educar é muito mais que orientar”, de Michel de Angelis, estará disponível no canal do CRN-9 no You Tube: youtube.com/crn9online

 

Gostou? Compartilhe nas suas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

Histórico das políticas de alimentação escolar

09/06/2021

Como previsto no projeto “Comida de Verdade na Escola: a importância da Nutrição e da Agricultura Familiar

Ler mais

CRN-9 marca presença em Assembleia para reativaç

08/04/2022

Na quinta-feira, 31 de março, o Conselho marcou presença na Assembleia online para reativação da Associação Mineira

Ler mais

Diretoria e Nutricionistas se reúnem para tratar

26/01/2022

Em mais um momento de aproximação e diálogo com a categoria, o presidente do CRN-9, Luiz Carlos

Ler mais

EXEMPLOS DE DOCUMENTOS VÁLIDOS:

• DESEMPREGO: Termo de rescisão de contrato onde conste a informação do desligamento do cargo/função. Cópias simples da Carteira de Trabalho (CTPS) que comprove desemprego: todas as páginas da carteira, desde a folha de identificação (foto), incluindo as páginas seguintes, mesmo em branco e todos os contratos de trabalho registrados, até a primeira página em branco após o último registro de emprego (não pular páginas) ou Publicação no Diário Oficial do desligamento da função.

• ATUAÇÃO EM OUTRA PROFISSÃO: Declaração da empresa empregadora contendo descrição do cargo ocupado pelo empregado; ou Cópia da carteira de trabalho ou contrato de trabalho; ou página do Diário Oficial contendo nomeação em cargo público; entre outros, conforme a situação específica; proprietário ou sócio de empresa, apresentar a cópia do comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral com o ramo de atividade ou documento similar;

• APOSENTADORIA: Comprovante de aposentadoria ou Publicação no Diário Oficial;

• MUDANÇA PARA O EXTERIOR: Passaporte/Visto ou comprovante de endereço no nome do solicitante;

• PÓS-GRADUAÇÃO: Comprovante de matrícula da pós-graduação e declaração com a descrição das atividades desempenhadas, assinada eletronicamente pelo orientador ou com carimbo da instituição;

• OUTROS: Qualquer outro documento que comprove que não está exercendo a profissão de nutricionista.