COP-MG estuda viabilidade para se transformar em uma associação
O Conselho Regional de Nutricionistas da 9º Região (CRN-9) participou, no dia 12 de dezembro, de reunião dos Conselhos e Ordens Profissionais de Minas Gerais (COP-MG). O encontro realizado na sede do Conselho Regional de Administração (CRA-MG), em Belo Horizonte, teve como propósito debater as ações realizadas nos últimos anos e a criação de uma associação para dar voz jurídica ao grupo. Pelo CRN-9, acompanharam os trabalhos a presidenta Erika Simone Coelho Carvalho e o superintendente Jackson Ferreira.
No decorrer da reunião, o presidente do COP-MG e CRA-MG, Jehu Aguilar, apresentou aos dirigentes das autarquias as atividades promovidas ao longo dos quatros anos de união, que foi necessária para derrotar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 108/19. O texto, encaminhado pelo Executivo Federal ao Congresso Nacional em 2019, propunha o esvaziamento das atribuições das autarquias ao torná-las pessoas jurídicas de direito privado.
Na ocasião, a soma dos esforços emperrou a tramitação da PEC e cristalizou a necessidade de articulação permanente entre as autarquias para encampar o desafio de mostrar o papel de proteção para a sociedade.
Neste contexto, foi apresentada pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Minas Gerais (CRECI-MG), em reunião realizada em agosto de 2022, a proposta de constituição de uma associação. Para dar seguimento à proposição, foi estruturado estudo prévio que será encaminhado a cada conselho. Inicialmente, foi definida a organização de um evento com a presença dos responsáveis jurídicos de cada autarquia para analisar em detalhes os termos legais da iniciativa.
A presidenta do CRN-9, Erika Simone Coelho Carvalho, durante as discussões, apresentou uma opção, caso a formalização da associação não seja possível, que é expandir a formatação do COP-MG, somando à sua composição “vice-presidência e secretaria para auxiliar na organização e encaminhamentos”, hoje centralizados no presidente Jehu Aguilar.
Além do CRN-9, participaram:
Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais
Conselho Regional de Administração de Minas Gerais
Conselho Regional de Biologia da 4ª Região
Conselho Regional de Biomedicina 3ª Região (remota)
Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais
Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Minas Gerais
Conselho Regional de Educação Física 6ª Região – Minas Gerais
Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (remota)
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais
Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais
Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (remota)
Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (remota)
Conselho Regional de Psicologia da 4ª Região (remota)
Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado de Minas Gerais
Deixe um comentário