CRN-9 é ISO 9001:2015
O Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região (CRN-9) agora tem o Certificado ISO 9001:2015. Após auditoria externa realizada pela empresa GCERTI CO.,no dia 02 de fevereiro, o conselho teve aprovação de suas práticas de qualidade.
O selo é o reconhecimento da eficiência dos processos de uma organização em relação ao planejamento, metas, atendimento ao cliente e relacionamento com fornecedores. Para que o CRN-9 tivesse sua gestão reconhecida, foi preciso, desde setembro de 2022, executar mapeamento de processos, levantar riscos e oportunidades, articular os setores e realizar auditoria interna.
De acordo com o documento produzido, em 2017, pela Secretaria da Organização das Nações Unidas para Desenvolvimento Industrial (UNIDO), 18.000 organizações brasileiras são certificadas, ou seja, menos de 1% dos CNPJ’s ativos no país. Além do CRN-9, dentro do Sistema CFN, apenas o CRN-5 (Bahia e Sergipe) é certificado.
A assessora de Recursos Humanos, Amanda Reis, contribuiu com o processo até a realização da auditoria externa. A profissional explicou como o CRN-9 se preparou para conquistar o raro selo.

Por que uma instituição ou empresa deve buscar a certificação?
As certificações de qualidade ISO representam uma maneira de assegurar que empresas públicas ou privadas estejam aptas para fornecer um produto ou serviço conforme as exigências das agências reguladoras e dos clientes.
A ISO 9001 compõe a série de normas técnicas mais famosas mundialmente. Voltada para a aplicabilidade do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) nas empresas, ela tem o foco na satisfação do cliente.
A ISO 9001 serve para a melhorar os processos de uma empresa, aumentando a confiabilidade dos produtos e/ou serviços por ela fornecidos, e ainda aumentar a satisfação dos seus clientes
Como esse processo foi feito no CRN-9?
A implementação tem 4 momentos: o primeiro é de verificação e preparação dos documentos de controle, mapeamento dos processos de trabalho, execução dos procedimentos padronizados e gerenciamento dos registros. Essa fase é muito trabalhosa, promove uma verdadeira mudança na cultura de uma empresa.
Todos os funcionários do CRN-9 foram envolvidos no processo, e o engajamento deles foi fundamental para conseguirmos a certificação.
Qual será o impacto para as(os) inscritas(os)?
O impacto para as(os) inscritas(os é muito positivo porque está ligado diretamente com a satisfação. Posso elencar alguns pontos muito relevantes:
redução de custos (redução de desperdícios, identificação de possíveis problemas nos processos, maior organização interna);
garantia da qualidade dos processos (consegue antecipar problemas que possam ser gerados durante os processos, resolvendo-os antes que de fato aconteçam);
visão mais ampla do fluxo de trabalho;
a vantagem de se ter uma certificação de reconhecimento global;
segurança nos procedimentos e na tomada de decisões;
engajamento, integração e desenvolvimento dos funcionários.
Continuidade
Conseguir a certificação é difícil, mas mantê-la é uma tarefa ainda mais árdua, uma vez que são realizadas auditorias externas anuais. Neste cenário, a coordenadora de Processos e Qualidade e responsável pela Unidade de Compras do CRN-9, Raissa Chagas, terá a incumbência de liderar a manutenção dos procedimentos implementados. Ela ressaltou que a recertificação será pautada pelo constante aperfeiçoamento.

Como os processos implantados estão impactando no cotidiano do CRN-9?
A certificação trouxe padronização, agilidade e eficácia aos procedimentos para garantir satisfação e qualidade no atendimento às(aos) nossas(os) inscritas(os).
Como pretende atuar para que o CRN-9 mantenha a certificação ISO 9001?
Nosso objetivo agora é a recertificação que será garantida através do aprimoramento dos processos já implementados, levando ao Sistema de gestão da qualidade mais eficaz para um atendimento de Excelência aos Nutricionistas e Técnicos em nutrição e dietética.
História da ISO 9001
A norma surgiu em 1987, na Alemanha, por meio da empresa certificadora DQS, e teve como parâmetro a norma inglesa BS5750. Sua função era garantir a gestão da qualidade em produtos e serviços.
Atualmente, mais de 1 milhão de empresas no mundo são certificadas em 191 países.
Deixe um comentário