Portal Transparência Acesso à informação Atendimento on-line A
Ouvidoria Ouvidoria Pessoa Juridica Pessoa Juridica
grafismo

CRN-9 presente no Ciclo de Debates “Obesidade é doença: o desafio é de todos” na ALMG

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), promoveu nesta segunda-feira (02 de outubro) o primeiro dia do “Ciclo de Debates Obesidade é doença: o desafio é de todos”. O evento, que teve o CRN9 como membro da comissão organizadora, visa reunir autoridades e especialistas para discutir os desafios e soluções relacionados ao tema. Na ocasião, o CRN9 foi representado pela Diretora Secretária, Bruna Soares.

Proposto pelo deputado estadual Coronel Sandro, o ciclo de debates resultará em um relatório final. Também será formado o comitê de enfrentamento à obesidade, com participação de especialistas, sociedade civil e conselhos profissionais da saúde. O grupo vai contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes relacionadas à prevenção e tratamento da doença, que se tornou um problema de saúde pública em todo o país.

1° dia de debate

As exposições começaram às 15 horas com a palestra remota de Kelly Poliany de Souza Alves, coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, e Helen Hermana Miranda Hermsdorff, professora do Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e coordenadora do programa Rede para Enfrentamento da Obesidade em Minas Gerais (Renob-MG) e do Programa de Atenção à Saúde Cardiovascular (Procardio-UFV).

Logo após, o painel sobre “Promoção da saúde e prevenção da obesidade” ministrado por Larissa Loures Mendes, graduada em nutrição e doutora em enfermagem pela UFMG, discutiu os desafios e possibilidades da promoção da saúde e prevenção da obesidade no ambiente escolar. Enquanto isso, Mariana Carvalho de Menezes, professora adjunta da Escola de Nutrição da UFOP, abordou os ambientes obesogênicos no trabalho e na comunidade. Além disso, foram exibidos vídeos de experiências municipais bem-sucedidas relacionadas à prevenção da obesidade.

Dimensão da obesidade em Minas Gerais

De acordo com levantamento realizado pela Rede para Enfrentamento da Obesidade e Doenças Crônicas em Minas Gerais (RENOB-MG), que utilizou dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) de 2019, 61,9% dos adultos no estado estão com excesso de peso e 28% apresentaram obesidade.

Gostou? Compartilhe nas suas redes!

[addtoany]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Comissão de Ética: imprescindível para promover

16/04/2021

🔎A Comissão de Ética do CRN-9 tem conseguido enfrentar as restrições impostas pela pandemia, orientando, disciplinando e

Ler mais

CRN-9 envia parecer contrário ao PL da Câmara de

06/07/2023

O Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região (CRN-9) enviou à Câmara Municipal de Timóteo, no dia

Ler mais

CRN-9 implementa projeto de aprimoramento da atua

25/03/2021

Desde o início do mês de março, a Unidade de Fiscalização do CRN-9 vem desenvolvendo o projeto

Ler mais

EXEMPLOS DE DOCUMENTOS VÁLIDOS:

• DESEMPREGO: Termo de rescisão de contrato onde conste a informação do desligamento do cargo/função. Cópias simples da Carteira de Trabalho (CTPS) que comprove desemprego: todas as páginas da carteira, desde a folha de identificação (foto), incluindo as páginas seguintes, mesmo em branco e todos os contratos de trabalho registrados, até a primeira página em branco após o último registro de emprego (não pular páginas) ou Publicação no Diário Oficial do desligamento da função.

• ATUAÇÃO EM OUTRA PROFISSÃO: Declaração da empresa empregadora contendo descrição do cargo ocupado pelo empregado; ou Cópia da carteira de trabalho ou contrato de trabalho; ou página do Diário Oficial contendo nomeação em cargo público; entre outros, conforme a situação específica; proprietário ou sócio de empresa, apresentar a cópia do comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral com o ramo de atividade ou documento similar;

• APOSENTADORIA: Comprovante de aposentadoria ou Publicação no Diário Oficial;

• MUDANÇA PARA O EXTERIOR: Passaporte/Visto ou comprovante de endereço no nome do solicitante;

• PÓS-GRADUAÇÃO: Comprovante de matrícula da pós-graduação e declaração com a descrição das atividades desempenhadas, assinada eletronicamente pelo orientador ou com carimbo da instituição;

• OUTROS: Qualquer outro documento que comprove que não está exercendo a profissão de nutricionista.