Acesso à informação Acesso à informação Atendimento on-line A
grafismo

Levantamento das condições dos cursos de graduação em Nutrição em MG: trabalho rigoroso realizado em prol da formação de profissionais éticos

De setembro a dezembro de 2021, dentre outros, um dos projetos executado pelo Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região, foi o “Projeto de Fiscalização: Aproximação dos Nutricionistas Coordenadores de Curso das Instituições de Ensino Superior (IES) de Minas Gerais”. O objetivo primordial do estudo foi promover a aproximação dos profissionais que atuam em docência com o Conselho.

“Enquanto nutricionista, professor e atual presidente do CRN-9, considero de grande relevância que articulemos oportunidades de contato entre o mesmo com as instituições de ensino, responsáveis pela formação de nutricionistas em todo o estado, pontuando ainda o diálogo com toda a categoria, desde o início da trajetória profissional”, avalia Luiz Carlos Gomes Júnior.

 

Alguns objetivos do projeto

 

Informações essenciais

A equipe de Fiscalização do CRN-9, de maneira remota, esteve em contato com 60 coordenadores(as) de cursos de graduação em Nutrição do Estado.

Foram colhidos dados como:

 

 

Momento de pandemia

Durante a pandemia, 70% das IES realizaram adaptações para o ensino remoto ou híbrido: 

 

Levantamento aprofundado

Além de informações sobre os cursos e sobre a execução destes no contexto da pandemia, o CRN-9 buscou coletar dados ainda mais específicos, cumprindo seu importante papel de contribuir com as IES para a melhoria da qualificação profissional, como afirma a coordenadora da Comissão de Formação Profissional do Conselho, Daniela Corrêa. “Algumas destas foram utilizadas para, por exemplo, sanar o erro de um curso de Nutrição que estava sendo coordenado por profissional não nutricionista, o que foi possível por notificação do CRN-9 ano passado. Mas este é apenas um dos exemplos da riqueza e importância do projeto”, pontuou.

Detalhes imprescindíveis foram questionados aos(às) coordenadores(as), que se comprometeram com a fidedignidade dos dados repassados:

Em relação ao acompanhamento periódico dos egressos, menos de 60% (58,3%) afirmou realizar este acompanhamento, em parceria com as entidades de nutrição, e confrontar com o perfil almejado no projeto pedagógico, aplicando ferramentas e estratégias específicas.

“É papel dos Conselhos Regionais de Nutricionistas colaborar com as IES para a melhoria da qualificação profissional. Antes da pandemia de Covid-19, as visitas aos profissionais eram realizadas presencialmente nos municípios mineiros. Mas o trabalho remoto, como visto, em nada prejudicou o sucesso do projeto, permitindo a expansão das ações de orientação para todas as regiões do Estado, informou a então coordenadora da Unidade de Fiscalização, Elisa Álvares.

Enfim, como dizia o ícone da educação, Paulo Freire, “É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática.” Este é o norte essencial do CRN-9, que realizará ações para correção das inadequações elencadas na pesquisa. 

Gostou? Compartilhe nas suas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

CRN-9 lança projeto para fortalecer o diálogo co

10/01/2022

Nutricionistas e TNDs mineiras (os), Para avançarmos cada vez mais rumo a uma Nutrição forte, ética e

Ler mais

CRN-9 divulga: Oficina Remota Disseminação do Gu

23/10/2022

Na próxima quinta-feira, 27 de outubro, será promovida pela Associação Brasileira de Nutrição (Asbran) uma oficina on-line

Ler mais

CFN: Novo plenário toma posse mirando maior uniã

22/09/2021

No último sábado, dia 18, a 15ª gestão do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) tomou posse. Após

Ler mais

EXEMPLOS DE DOCUMENTOS VÁLIDOS:

• DESEMPREGO: Termo de rescisão de contrato onde conste a informação do desligamento do cargo/função. Cópias simples da Carteira de Trabalho (CTPS) que comprove desemprego: todas as páginas da carteira, desde a folha de identificação (foto), incluindo as páginas seguintes, mesmo em branco e todos os contratos de trabalho registrados, até a primeira página em branco após o último registro de emprego (não pular páginas) ou Publicação no Diário Oficial do desligamento da função.

• ATUAÇÃO EM OUTRA PROFISSÃO: Declaração da empresa empregadora contendo descrição do cargo ocupado pelo empregado; ou Cópia da carteira de trabalho ou contrato de trabalho; ou página do Diário Oficial contendo nomeação em cargo público; entre outros, conforme a situação específica; proprietário ou sócio de empresa, apresentar a cópia do comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral com o ramo de atividade ou documento similar;

• APOSENTADORIA: Comprovante de aposentadoria ou Publicação no Diário Oficial;

• MUDANÇA PARA O EXTERIOR: Passaporte/Visto ou comprovante de endereço no nome do solicitante;

• PÓS-GRADUAÇÃO: Comprovante de matrícula da pós-graduação e declaração com a descrição das atividades desempenhadas, assinada eletronicamente pelo orientador ou com carimbo da instituição;

• OUTROS: Qualquer outro documento que comprove que não está exercendo a profissão de nutricionista.