Portal Transparência Acesso à informação Atendimento on-line A
Ouvidoria Ouvidoria Pessoa Juridica Pessoa Juridica
grafismo

Participantes do Vale do Jequitinhonha, Centro e Norte de MG avaliam positivamente evento realizado pelo CRN-9 para as regiões

Estudantes e nutricionistas das regiões Central, Vale do Jequitinhonha e Norte de MG sentiram-se contemplados com os temas apresentados na última edição do projeto “A Fiscalização Mais Perto de Você”, realizada nessa quarta-feira, dia 10. É o que revela a pesquisa de satisfação preenchida pelos mais de 60 participantes do evento, realizado de forma virtual.

Para os presentes, o momento cumpriu com excelência os objetivos de informar sobre os trabalhos da Fiscalização do CRN-9, os tipos de visitas que a equipe realiza e, principalmente, esclarecer que a função principal não é a de punição, como muitos imaginam. E, sim, de auxiliar os(as) nutricionistas para uma atuação primorosa, garantindo, assim, que toda a sociedade seja atendida por profissionais capacitados(as).

A palestra foi realizada pela nutricionista fiscal da sede do CRN-9, Gabriela Paim, com abordagem dos temas: o que uma fiscal faz, como a fiscalização está atuando em tempos de pandemia, meios de contato com o setor, o atendimento nutricional via teleconsulta, a realização de denúncias, entre outros.

Surtos de Doença de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA)

Este foi o tema da palestra realizada pelo diretor-secretário do CRN-9, Milton Cosme Ribeiro. O assunto foi escolhido em enquete realizada pelo Conselho nas redes sociais.

O nutricionista, mestre em Ciências dos Alimentos, iniciou sua fala explicando que este tipo de doenças existe há muito tempo, são muito fáceis de transmissão e ainda há bastante o que se avançar para a prevenção das mesmas.

“São enfermidades relacionadas à ingestão de alimentos ou água contaminados e, por isto, estão diretamente ligadas ao trabalho do nutricionista. As mesmas que causam anorexia, náuseas, vômitos e/ou diarreia e podem vir acompanhadas de febre”, resumiu o palestrante. Porém, ele alertou que sintomas digestivos não são as únicas manifestações, podendo acometer diferentes órgãos, em casos mais graves, como o fígado ou o sistema nervoso central.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 420 mil pessoas morrem no mundo por doenças diarreicas.
Para os nutricionistas e estudantes presentes, o profissional apontou as principais falhas na cadeia produtiva de alimentos que podem levar às DTHA:

Dicas de redução de risco também foram elencadas.

Ao final do evento, os palestrantes responderam a perguntas dos espectadores.

Este foi a última edição das seis do projeto realizadas em 2021. O mesmo existe desde 2017 e, em função da pandemia, este ano foi realizado excepcionalmente de forma virtual.

 

Gostou? Compartilhe nas suas redes!

[addtoany]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

CRN-9 atua na organização de evento sobre obesid

28/08/2023

O Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região (CRN-9), a convite da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Ler mais

CRN-9 participa de reunião entre deputados federa

06/04/2021

Na pauta, as principais reivindicações das diversas categorias A vice-presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª

Ler mais

Comissão eleitoral realiza primeira reunião de t

20/10/2022

A Comissão Eleitoral do Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região (CRN-9) para o pleito 2023/2026 reuniu-se,

Ler mais

EXEMPLOS DE DOCUMENTOS VÁLIDOS:

• DESEMPREGO: Termo de rescisão de contrato onde conste a informação do desligamento do cargo/função. Cópias simples da Carteira de Trabalho (CTPS) que comprove desemprego: todas as páginas da carteira, desde a folha de identificação (foto), incluindo as páginas seguintes, mesmo em branco e todos os contratos de trabalho registrados, até a primeira página em branco após o último registro de emprego (não pular páginas) ou Publicação no Diário Oficial do desligamento da função.

• ATUAÇÃO EM OUTRA PROFISSÃO: Declaração da empresa empregadora contendo descrição do cargo ocupado pelo empregado; ou Cópia da carteira de trabalho ou contrato de trabalho; ou página do Diário Oficial contendo nomeação em cargo público; entre outros, conforme a situação específica; proprietário ou sócio de empresa, apresentar a cópia do comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral com o ramo de atividade ou documento similar;

• APOSENTADORIA: Comprovante de aposentadoria ou Publicação no Diário Oficial;

• MUDANÇA PARA O EXTERIOR: Passaporte/Visto ou comprovante de endereço no nome do solicitante;

• PÓS-GRADUAÇÃO: Comprovante de matrícula da pós-graduação e declaração com a descrição das atividades desempenhadas, assinada eletronicamente pelo orientador ou com carimbo da instituição;

• OUTROS: Qualquer outro documento que comprove que não está exercendo a profissão de nutricionista.