Acesso à informação Acesso à informação Atendimento on-line A
grafismo

Profissionais do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e Noroeste recebem dicas da Fiscalização

Nessa terça-feira, 8 de junho, os(as) Nutricionistas e estudantes de Nutrição das regiões do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e Noroeste de Minas receberam o projeto “A Fiscalização do CRN-9 mais perto de você”.

Este foi o segundo encontro no novo formato, o virtual. Anteriormente, as fiscais realizavam as palestras presencialmente em cidades polo das regiões mineiras.

Para os(as) Nutricionistas e estudantes, o momento cumpriu com excelência os objetivos de informar sobre os trabalhos da Fiscalização do CRN-9, os tipos de visitas que a equipe realiza e, principalmente, esclarecer que a função principal não é a de punição, como muitos imaginam. E, sim, de auxiliar os(as) Nutricionistas para uma atuação primorosa, garantindo, assim, que toda a sociedade seja atendida por profissionais capacitados.

A palestra foi realizada pela nutricionista fiscal da Sede do CRN-9, Adriana Picosse, com abordagem dos temas: o que uma fiscal faz, como a fiscalização está atuando em tempos de pandemia, meios de contato com o setor, o atendimento nutricional via teleconsulta, a realização de denúncias, entre outros.

 

Nutrição oncológica no câncer de cabeça e pescoço

Outro tema abordado foi a “Nutrição para o paciente com câncer de cabeça e pescoço”. Realizada pela vice-presidente do CRN-9 e membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica (SNBO), Érika Carvalho, a palestra tratou das estratégias nutricionais possíveis em pré, durante e pós-operatórios.

A nutricionista ressaltou as diretrizes diagnósticas e terapêuticas para diversos tipos e níveis de câncer de cabeça e pescoço.

Érika enfatizou que “para garantir a implementação na prática cotidiana, as estratégias nutricionais devem ser apoiadas pela gestão da instituição e as responsabilidades da equipe transdisciplinar serem bem reguladas”.

 

Perguntas do público

Ao final do evento, Adriana Picosse, a coordenadora da Fiscalização do CRN-9, Elisa Álvares e Érika Carvalho responderam algumas perguntas do público.

Foi esclarecido que o cadastro para nutricionistas autônomos não é obrigatório, mas é importante para os profissionais comprovarem a atuação em diversas maneiras. E é interessante também para que o Conselho saiba a realidade das áreas de atuação da categoria, para elaborar ações específicas.

Sobre a fiscalização do Conselho em redes sociais, Adriana informou que é um pouco mais difícil pois são necessários dados e provas para encaminhamento, que muitas vezes não existem neste tipo de divulgações. Mas a fiscal orienta que é fundamental que a categoria continue denunciando pelo link referente no site do CRN-9 com o maior número de provas possíveis.

Em relação à convocação de concursados para o setor de Fiscalização do Conselho, a coordenadora Elisa explicou que, à medida que as vagas forem surgindo pelo desligamento de nutricionistas, o chamamento será feito. E que o número de quadro de fiscais corresponde às demandas do Estado. Ela informou, ainda, que todas as informações referentes ao processo estão no Portal da Transparência, que pode ser acessado pelo site do CRN-9.

A vice-presidente do Conselho, Érika Carvalho, foi questionada especificamente sobre o caminho para que o paciente oncológico receba a assistência nutricional adequada.

 

Próximo evento

O projeto “A Fiscalização do CRN-9 mais perto de você” continuará sendo realizado durante todo o ano. “O objetivo é levarmos informações para o maior número de Nutricionistas e acadêmicos — estreitando os laços com os profissionais do interior do Estado —, promovendo atualização técnica concomitantemente com as ações de fiscalização”, informa Elisa Álvares.

O próximo encontro será com os profissionais e estudantes das regiões Campo das Vertentes/Zona da Mata

Data: 13/07/2021 (terça-feira)

 

>> Atenção! Os vídeos das palestras “Manejo nutricional na cirurgia oncológica” (realizada no primeiro evento do projeto) e “Nutrição para o paciente com câncer de cabeça e pescoço”, ambas de Érika Carvalho, estarão disponíveis no canal do CRN-9 no You Tube: youtube.com/crn9online

 

Gostou? Compartilhe nas suas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Vem aí: Ciclo de palestras: + comida de verdade n

20/05/2021

Como previsto no projeto “Comida de Verdade na Escola: a importância da Nutrição e da Agricultura Familiar

Ler mais

CRN-9 realiza primeiro dia de evento em restaurant

10/10/2022

O Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região (CRN-9) promoveu, nesta segunda-feira, 10 de outubro, a entrega

Ler mais

COSEMS-MG convida CRN-9 para oferecer capacitaçã

07/03/2023

No dia 06 de março, o Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região (CRN-9), representado pela Diretoria

Ler mais

EXEMPLOS DE DOCUMENTOS VÁLIDOS:

• DESEMPREGO: Termo de rescisão de contrato onde conste a informação do desligamento do cargo/função. Cópias simples da Carteira de Trabalho (CTPS) que comprove desemprego: todas as páginas da carteira, desde a folha de identificação (foto), incluindo as páginas seguintes, mesmo em branco e todos os contratos de trabalho registrados, até a primeira página em branco após o último registro de emprego (não pular páginas) ou Publicação no Diário Oficial do desligamento da função.

• ATUAÇÃO EM OUTRA PROFISSÃO: Declaração da empresa empregadora contendo descrição do cargo ocupado pelo empregado; ou Cópia da carteira de trabalho ou contrato de trabalho; ou página do Diário Oficial contendo nomeação em cargo público; entre outros, conforme a situação específica; proprietário ou sócio de empresa, apresentar a cópia do comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral com o ramo de atividade ou documento similar;

• APOSENTADORIA: Comprovante de aposentadoria ou Publicação no Diário Oficial;

• MUDANÇA PARA O EXTERIOR: Passaporte/Visto ou comprovante de endereço no nome do solicitante;

• PÓS-GRADUAÇÃO: Comprovante de matrícula da pós-graduação e declaração com a descrição das atividades desempenhadas, assinada eletronicamente pelo orientador ou com carimbo da instituição;

• OUTROS: Qualquer outro documento que comprove que não está exercendo a profissão de nutricionista.