Portal Transparência Acesso à informação Atendimento on-line A
Ouvidoria Ouvidoria Pessoa Juridica Pessoa Juridica
grafismo

Público aprova o 4º evento do Ciclo de Palestras “Mais Comida de Verdade na Escola”

Mais de 90% do público participante do 4º evento do Ciclo de Palestras Mais Comida de Verdade na Escola, realizado na quinta-feira, dia 23, aprovou a live

Os palestrantes Vanessa Schotz Rodrigues, Michel de Angelis e Kênia Pereira Lemos Bastos, realizaram uma verdadeira aula sobre a agroecologia, os sistemas agroalimentares e os impactos da pandemia na alimentação escolar. 

 

Agroecologia: trilhando caminhos que levam à comida de verdade

Este foi o tema da exposição da integrante do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional/FBSSAN e do GT Mulheres da Articulação Nacional de  Agroecologia, Vanessa Rodrigues. Ela tratou sobre aspectos da chamada “comida de verdade” que remetem diretamente à soberania e segurança alimentar e nutricional (SAN), exemplificando com trechos do manifesto “Comida de Verdade”, produzido por mais de 2 mil pessoas durante a 5ª Conferência Nacional de SAN, realizada em 2017. 

Vanessa abordou, ainda, a agroecologia como ciência, prática e movimento social; o papel das mulheres neste âmbito e a compra de produtos da agricultura familiar pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A atualidade da aquisição destes produtos durante a pandemia também foi esclarecida pela palestrante. Confira a palestra clicando AQUI

 

Educação Alimentar e Nutricional na sustentabilidade

A sustentabilidade alimentar e nutricional, ou seja, o modo como a alimentação individual impacta no bem-estar social e na saúde do meio ambiente, foi o assunto abordado pelo nutricionista, Mestre em Química, Físico-química e Bioquímica dos Alimentos e Doutor em Ciência dos Alimentos, Conselheiro do CRN-9 e professor da Universidade Federal de Lavras, Michel de Angelis.

O palestrante apresentou dados que demonstram que, cada vez mais, é exigida uma consciência teórica e prática dos nutricionistas, como profissionais da área da saúde, e, de todos, em geral, como seres humanos. A crise hídrica, o uso indiscriminado de agrotóxicos, o estímulo ao consumo de alimentos ultraprocessados, o impacto ambiental da monoagricultura foram alguns dos fatores levantados por Michel como focos necessários de educação social por parte do nutricionista. Durante sua exposição, o professor explanou sobre cada um deles. Confira a palestra clicando AQUI.

 

Suspensão das aulas presenciais e os desafios para manter a alimentação adequada e saudável durante a pandemia

A pós-graduada em Nutrição em Alimentação Escolar e Nutrição Clínico-Esportiva, Kênia Pereira Lemos Bastos, trouxe para o público suas experiências no PNAE nas prefeituras municipais de Matipó e Abre Campo, na Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu, da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais e, sobretudo, como Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação de Matipó, onde atua no momento. 

Ela tratou sobre a distribuição de kits para as famílias dos alunos e outras estratégias adotadas no município para driblar as dificuldades apresentadas pela pandemia de Covid-19. Confira a palestra clicando AQUI.

 

Grande participação

Os mais de 100 telespectadores do evento, realizado via canal do CRN-9 no YouTube, participaram, ao final, com perguntas que contribuíram efetivamente para o esclarecimento de informações e enriquecimento das palestras.

 

Próximo evento

O próximo evento do Ciclo de Debates será em 21 de outubro, com a temática: Educação alimentar e nutricional e agricultura familiar no ambiente escolar

Informações serão divulgadas nos canais de Comunicação do CRN-9.

  • Site: www.cr9.org.br
  • Instagram.com/crn9online
  • Facebook.com/crn9online

Confira a íntegra do evento clicando AQUI! Aproveite e dê seu like!

 

Gostou? Compartilhe nas suas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

CRN9 sediará o primeiro Fórum dos Presidentes CF

23/01/2024

Nos dias 25 e 26 de janeiro, será realizado na sede do Conselho Regional de Nutricionistas da

Ler mais

CRN-9 marca presença em evento do Conselho Region

25/03/2024

Na última quinta-feira (21) o Conselho Regional de Psicologia realizou a inauguração de seu auditório, que homenageou

Ler mais

Dia de Combate à Hipertensão Arterial: escolha v

26/04/2022

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que cerca de 600 milhões de pessoas tenham Hipertensão

Ler mais

EXEMPLOS DE DOCUMENTOS VÁLIDOS:

• DESEMPREGO: Termo de rescisão de contrato onde conste a informação do desligamento do cargo/função. Cópias simples da Carteira de Trabalho (CTPS) que comprove desemprego: todas as páginas da carteira, desde a folha de identificação (foto), incluindo as páginas seguintes, mesmo em branco e todos os contratos de trabalho registrados, até a primeira página em branco após o último registro de emprego (não pular páginas) ou Publicação no Diário Oficial do desligamento da função.

• ATUAÇÃO EM OUTRA PROFISSÃO: Declaração da empresa empregadora contendo descrição do cargo ocupado pelo empregado; ou Cópia da carteira de trabalho ou contrato de trabalho; ou página do Diário Oficial contendo nomeação em cargo público; entre outros, conforme a situação específica; proprietário ou sócio de empresa, apresentar a cópia do comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral com o ramo de atividade ou documento similar;

• APOSENTADORIA: Comprovante de aposentadoria ou Publicação no Diário Oficial;

• MUDANÇA PARA O EXTERIOR: Passaporte/Visto ou comprovante de endereço no nome do solicitante;

• PÓS-GRADUAÇÃO: Comprovante de matrícula da pós-graduação e declaração com a descrição das atividades desempenhadas, assinada eletronicamente pelo orientador ou com carimbo da instituição;

• OUTROS: Qualquer outro documento que comprove que não está exercendo a profissão de nutricionista.