Acesso à informação Acesso à informação Atendimento on-line A
grafismo

Coca-Cola está proibida de comercializar suco Del Valle Fresh no DF

Na última quarta-feira, dia 13, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) protocolou uma denúncia ao Procon-DF contra a empresa que comercializa e distribui produtos da marca Coca-Cola, a Brasal Refrigerantes S.A.

A denúncia trata-se de um possível caso de propaganda enganosa. O órgão determinou a suspensão da venda de bebidas da linha “Del Valle Fresh” no Distrito Federal até que os rótulos dos produtos sejam alterados.

Segundo o Procon, a divulgação da linha confunde o consumidor no momento da compra, fazendo-o acreditar se tratar de um suco um produto que não apresenta concentração suficiente da fruta para se encaixar nem como refresco e nem como refrigerante. 

As leis brasileiras classificam como suco apenas as bebidas que apresentam em sua composição 50% de polpa da fruta no mínimo. Bebidas classificadas como néctar devem possuir entre 10 e 50%; e refrescos, entre 5 e 30%.

A Coca-Cola reforçou que rótulos da linha Del Valle Fresh disponibilizam a quantidade de suco presente no produto; porém, de acordo com o Procon-DF, todos os sabores da marca contêm pouco mais de 1% de suco de fruta na composição, quantidade insuficiente para entrar em qualquer uma das categorias.

A comercialização e distribuição das bebidas estão suspensas no Distrito Federal até que os rótulos informem as características corretas das bebidas, “para que os consumidores possam ter a percepção, sem qualquer artifício ou subterfúgio, que a linha Fresh se trata de ‘alimento’ e não suco, néctar ou refresco, como forma de poderem exercer direito de escolha”, segundo a nota do Procon.

A entidade determinou que a marca divulgue a informação correta em seus portais. Caso a medida não seja, a empresa pode ser multada, e os produtos, apreendidos.

Gostou? Compartilhe nas suas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

CCJ da ALMG aprova PL que prevê a inclusão de nutr

02/04/2024

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, hoje, 02

Ler mais

CRN9 abre inscrições para o segundo evento do CAPA

11/07/2024

O Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região (CRN-9) informa que estão abertas as inscrições para o

Ler mais

CRN-9, MPMG e AMPARUS debatem inadequações no aten

07/03/2023

O Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região (CRN-9) irá enviar ao Ministério Público de Minas Gerais

Ler mais