Acesso à informação Acesso à informação Atendimento on-line A
grafismo

CRN9 presente no MEC: Homologação das Novas Diretrizes Curriculares de Nutrição

No dia 14 de agosto, o ministro da Educação, Camilo Santana, homologou as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) da graduação em Nutrição. O documento, que não era atualizado desde 2001, é resultado de um amplo processo coletivo que contou com a participação ativa do Sistema CFN/CRN e de diversas entidades representativas da categoria.

As novas diretrizes reforçam uma formação crítica, humanista e alinhada ao direito humano à alimentação adequada, preparando nutricionistas para os desafios contemporâneos. O texto define campos de atuação que vão da nutrição clínica à saúde coletiva, passando pela alimentação coletiva, indústria, comércio, docência, pesquisa e áreas emergentes.

Entre as competências destacadas estão a tomada de decisão, o trabalho em equipe, a gestão e a atuação ética, sempre integrando saberes para a promoção, prevenção e recuperação da saúde.

A presidenta do CRN9, Daniela Corrêa Ferreira, ressaltou a importância do momento:

“O dia de hoje foi um marco para a Nutrição. O Ministro da Educação assinou as Diretrizes Nacionais do Curso de Nutrição que não eram atualizadas desde 2001. O Conselho Federal de Nutrição e os onze Regionais, incluindo o CRN9, estiveram presentes. Além dessa pauta, solicitamos a inclusão do curso no Grupo de Trabalho para discutir a modalidade de ensino EaD”. 

“Cabe ressaltar que as Diretrizes foram elaboradas por meio de uma construção coletiva que envolveu todas as entidades representativas da Nutrição (Associação Brasileira de Nutrição – ASBRAN e suas associações regionais, Federação Nacional de Nutrição – FNN e seus Sindicatos, Executiva Nacional dos Estudantes de Nutrição – ENEN e vários Conselheiros do Conselho Federal de Nutrição e seus Regionais de gestões anteriores)”, pontuou Daniela.

“Parabéns a todos envolvidos e fico muito grata por ter feito parte desse processo a partir de 2020. Estar presente hoje, no momento da assinatura, foi marcante para todos que acreditaram e buscam uma formação de excelência em prol da sociedade”, finalizou.

(Texto: CFN) Na mesma linha, a presidente do CFN, Erika Carvalho, afirmou:

“A aprovação das novas diretrizes é um marco histórico para a Nutrição no Brasil e resultado de um trabalho coletivo, construído com a contribuição de docentes, pesquisadores, profissionais e entidades comprometidas com a excelência na formação em Nutrição. Esse avanço está alinhado aos desafios contemporâneos, fortalecendo o papel do nutricionista na promoção da saúde e na defesa do direito humano à alimentação adequada.”

De acordo com o CFN, as novas DCNs respondem às demandas emergentes da área e às mudanças impulsionadas pela evolução científica e tecnológica. Após a homologação, a resolução seguirá para publicação no Diário Oficial da União, oficializando as diretrizes e permitindo sua adoção nos projetos pedagógicos de todos os cursos de Nutrição do país.

A implantação será obrigatória e deverá ocorrer gradualmente nas Instituições de Ensino Superior (IES), com prazo máximo de dois anos a partir da publicação da resolução.

Gostou? Compartilhe nas suas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Participe da Consulta Pública para a Revisão do Có

23/07/2024

 Está aberta a consulta pública para a revisão do código de ética e de conduta que norteia

Ler mais

Projeto Diagnóstico da Atuação do Nutricionista em

24/02/2026

Você é nosso(a) convidado(a) para o evento de encerramento do Projeto Diagnóstico da Atuação do Nutricionista em

Ler mais

CRN-9 presente no lançamento da Frente Parlamentar

05/06/2023

No dia 30 de maio, o Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região (CRN-9), representado pelas conselheiras

Ler mais