Acesso à informação Acesso à informação Atendimento on-line A
grafismo

Dia da(o) Nutricionista 2022 no CRN-9: Confira como foram as comemorações

Além dos ciclos de palestras, O CRN-9 se mobilizou institucionalmente para apresentar, às lideranças políticas do Estado, propostas que visam a defesa da categoria e da sociedade.

No dia 24 de agosto, o CRN-9 acompanhou, na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA), a reunião entre os Conselhos e Ordens Profissionais de Minas Gerais (COP-MG), presidentes de partidos e parlamentares das frentes de apoio aos conselhos profissionais da Câmara dos Deputados e da Assembleia de Minas.

O encontro teve o objetivo de apresentar propostas para defender os Conselhos Profissionais e a sociedade.

Já no dia, 29 de agosto, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em audiência pública realizada, na Comissão de Defesa dos Diretos da Mulher, o CRN-9 debateu a valorização da categoria para a promoção da saúde e da educação alimentar e nutricional da população e o combate à insegurança alimentar em Minas Gerais. Na reunião, o CRN-9 apresentou uma Carta Proposta para requerer o apoio do Poder Público na luta pela erradicação da fome e a contratação de nutricionistas para compor os quadros das Secretarias Estaduais de Educação e Saúde.

Ciclo de Palestras

Mais de 800 pessoas, entre nutricionistas e estudantes de nutrição, se inscreveram no maior evento presencial promovido pelo Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região (CRN-9), neste início de segundo semestre de 2022.

As centenas de participantes se reuniram em diversos espaços de saber, ao longo de uma semana de eventos realizados para comemorar o Dia da(o) Nutricionista- celebrado em 31 de Agosto.

Em seis cidades do estado de Minas Gerais – Pouso Alegre, Juiz de Fora, Ipatinga, Uberlândia, Montes Claros e Belo Horizonte, nutricionistas renomadas(os) versaram sobre 12 temáticas ao público, entre os dias 29 de agosto e 03 de setembro.

As palestras abordaram suplementação alimentar, nutrição esportiva, consumo alimentar e a desigualdade social, gestação e introdução alimentar, transtornos alimentares, saúde da mulher, alimentos processados e cooperativismos e a interface com o PNAE, inspeção sanitária, alimentação escolar, programa Janela da Escuta e alimentação coletiva. Foram mais de 15 horas de aprendizado, trocas de experiência e ações de valorização profissional.

CRN-9 é Minas Gerais 

De acordo com superintendente do CRN-9, Jackson Ferreira, valorizar e fiscalizar é um dever do conselho. Por isso, trabalhamos para cumprir e fazer valer os direitos de nossa categoria.

“Estamos buscando maior alcance de nossas ações, realizando eventos em todas as delegacias e em diversas cidades do estado, afinal o CRN-9 é Minas Gerais.”

Ainda segundo ele, os inscritos do CRN-9 podem “ter certeza de que a Gestão e o Conselho não medirão esforços para promover a interiorização do trabalho voltado para esta classe profissional tão importante para a saúde da população,” afirmou o superintendente.

Para a diretora secretária do CRN-9, Emanuelle Zibral, “a descentralização dos eventos foi importante para possibilitar que mais pessoas pudessem acessar o conselho e também pudessem ter conhecimento adquirido de temas tão importantes para a área da nutrição”.

E, “além de ser um momento para comemorar o Dia da(o) Nutricionista, foi também uma data para reafirmar a importância da(o) profissional nutricionista para a garantia do direito à alimentação adequada e saudável e também para a segurança alimentar”, finalizou a diretora secretária.

A presidenta do CRN-9, Erika Simone Coelho Carvalho, ressaltou que os eventos abarcaram questões profissionais e a união da categoria. “Após 2 anos de gestão, estamos muito felizes em poder comemorar presencialmente essa data nas cidades em que possuímos delegacias. O evento teve como um de seus objetivos, aproximar nutricionistas das várias regiões de Minas de nosso CRN-9, pois compreendemos a complexidade em orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional no estado que possui mais municípios no Brasil”.

Confira as fotos dos eventos. Clique aqui.

Confira o vídeo do evento. Clique aqui.

Dia da(o) nutricionista em números

6 cidades
15 horas
12 palestrantes
16 conselheiros envolvidos
18 funcionários envolvidos
23 mil pessoas alcançadas pelas redes sociais

Gostou? Compartilhe nas suas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

CRN-9 tem nova diretoria

18/04/2022

Já está em vigor a nova composição da diretoria, comissões e câmaras na Gestão 2022/2023 do Conselho

Ler mais

Pesquisa mostra como os livros de receitas guardam

31/01/2022

Para facilitar a transmissão das descobertas culinárias de geração em geração, surgiram os livros de receitas, a

Ler mais

Chegou a vez das regiões do Campo das Vertentes e

05/07/2021

Nutricionista e estudante das Regiões do Campo das Vertentes e Zona da Mata, faça sua inscrição no

Ler mais

EXEMPLOS DE DOCUMENTOS VÁLIDOS:

• DESEMPREGO: Termo de rescisão de contrato onde conste a informação do desligamento do cargo/função. Cópias simples da Carteira de Trabalho (CTPS) que comprove desemprego: todas as páginas da carteira, desde a folha de identificação (foto), incluindo as páginas seguintes, mesmo em branco e todos os contratos de trabalho registrados, até a primeira página em branco após o último registro de emprego (não pular páginas) ou Publicação no Diário Oficial do desligamento da função.

• ATUAÇÃO EM OUTRA PROFISSÃO: Declaração da empresa empregadora contendo descrição do cargo ocupado pelo empregado; ou Cópia da carteira de trabalho ou contrato de trabalho; ou página do Diário Oficial contendo nomeação em cargo público; entre outros, conforme a situação específica; proprietário ou sócio de empresa, apresentar a cópia do comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral com o ramo de atividade ou documento similar;

• APOSENTADORIA: Comprovante de aposentadoria ou Publicação no Diário Oficial;

• MUDANÇA PARA O EXTERIOR: Passaporte/Visto ou comprovante de endereço no nome do solicitante;

• PÓS-GRADUAÇÃO: Comprovante de matrícula da pós-graduação e declaração com a descrição das atividades desempenhadas, assinada eletronicamente pelo orientador ou com carimbo da instituição;

• OUTROS: Qualquer outro documento que comprove que não está exercendo a profissão de nutricionista.