Acesso à informação Acesso à informação Atendimento on-line A
grafismo

Evento sobre ILPI’s traça panorama e aponta caminhos do cuidado nutricional para idosos

Em evento transmitido, ao vivo, no dia 9 de março, o CRN-9 apresentou os dados parciais do projeto “Aprimoramento da atuação da(o) Nutricionista em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI)”, promovido pela Unidade de Fiscalização do Conselho. A transmissão foi encerrada com a palestra “A prática da(o) Nutricionista no cuidado nutricional do idoso”, ministrada pela Nutricionista Camila Dias.

Iniciado em 2022, o projeto, apresentado pela supervisora da Unidade de Fiscalização, Eliane Azevedo Barros, visou conhecer o perfil de atendimento dos nutricionistas em ILPIs de Minas Gerais, estreitar a relação dos profissionais com a equipe de fiscalização, além de incentivar a melhoria na qualidade da assistência nutricional prestada ao público assistido por esses profissionais.

Entre setembro de 2022 e fevereiro de 2023, foram aplicados 136 roteiros com Nutricionistas, por meio de visitas técnicas ou videoconferência. No total foram levantadas a existência de 721 ILPI’s em Minas.

Os levantamentos demonstraram as características das instituições e dos profissionais que atuam nessa área e trouxeram o descritivo detalhado das atividades obrigatórias na área de nutrição clínica e alimentação coletiva, apurado durante a aplicação do roteiro.

Os dados podem ser conferidos aqui:

Resultados parciais Projeto ILPI 2023-compactado

Para que o projeto vá além do levantamento de dados e provoque mudanças práticas na atuação das(os) Nutricionistas e no atendimento nutricional aos idosos, o CRN-9 apresentou a iniciativa à Vigilância Sanitária de Minas Gerais, em reunião on-line realizada em setembro de 2022. Também foi encaminhado ofício à VISA-MG, em fevereiro de 2023, para propor colaboração em apresentar às unidades regionais de saúde, bem como às vigilâncias sanitárias municipais, as legislações que embasam a exigência de Nutricionistas nas ILPIs.

Após a divulgação do projeto, o CRN-9 recebeu a mestre em Nutrição e Saúde (UFMG), doutoranda em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto (UFMG), professora e residente em Saúde do Idoso (HRTN), Camila Dias. A profissional abordou na palestra “A prática do nutricionista no cuidado nutricional do idoso”, questões nutricionais, legais e dados demográficos nacionais que demonstram a condição das pessoas que têm 60 anos de idade ou mais.

A palestra pode ser assistida no Canal CRN9Online, no You Tube. Clique aqui.

Gostou? Compartilhe nas suas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

CRN9 presente no Encontro dos Administradores do S

21/06/2024

Em Brasília, a superintendente do Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região (CRN-9), Lúcia Rocha, está participando

Ler mais

CRN9 recebe nutricionista e TND convocadas em conc

22/03/2022

O CRN-9 realizou a admissão de mais duas profissionais (além das 3 já anunciadas) aprovadas no concurso

Ler mais

Conselheira do CRN-9 ministra palestra aos alunos

27/11/2023

Por meio da conselheira Priscilla Vilela, o CRN9 promoveu, na última sexta-feira (17), aos alunos de Nutrição,

Ler mais

EXEMPLOS DE DOCUMENTOS VÁLIDOS:

• DESEMPREGO: Termo de rescisão de contrato onde conste a informação do desligamento do cargo/função. Cópias simples da Carteira de Trabalho (CTPS) que comprove desemprego: todas as páginas da carteira, desde a folha de identificação (foto), incluindo as páginas seguintes, mesmo em branco e todos os contratos de trabalho registrados, até a primeira página em branco após o último registro de emprego (não pular páginas) ou Publicação no Diário Oficial do desligamento da função.

• ATUAÇÃO EM OUTRA PROFISSÃO: Declaração da empresa empregadora contendo descrição do cargo ocupado pelo empregado; ou Cópia da carteira de trabalho ou contrato de trabalho; ou página do Diário Oficial contendo nomeação em cargo público; entre outros, conforme a situação específica; proprietário ou sócio de empresa, apresentar a cópia do comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral com o ramo de atividade ou documento similar;

• APOSENTADORIA: Comprovante de aposentadoria ou Publicação no Diário Oficial;

• MUDANÇA PARA O EXTERIOR: Passaporte/Visto ou comprovante de endereço no nome do solicitante;

• PÓS-GRADUAÇÃO: Comprovante de matrícula da pós-graduação e declaração com a descrição das atividades desempenhadas, assinada eletronicamente pelo orientador ou com carimbo da instituição;

• OUTROS: Qualquer outro documento que comprove que não está exercendo a profissão de nutricionista.