Acesso à informação Acesso à informação Atendimento on-line A
grafismo

CRN-9 participa de cooperação técnica sobre Cuidados Paliativos

A presidenta do Conselho Regional de Nutricionistas de Minas Gerais (CRN-9), Érika Simone Coelho Carvalho, se reuniu em Belo Horizonte, com representantes da Comissão Mista de Cuidados Paliativos dos conselhos profissionais de saúde de Minas Gerais.

O encontro ocorreu na sede do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG), onde o presidente do órgão, Anderson Coelho, recebeu o grupo de trabalho.

As discussões tiveram como objetivo a troca de experiências institucionais e a promoção do alinhamento de estratégias conjuntas entre os conselhos na atuação multiprofissional dos cuidados paliativos.

A Comissão Mista de Cuidados Paliativos foi instituída em 2021 e, de acordo com a presidenta do CRN-9, Érika Coelho, o trabalho que o grupo de cooperação técnica vem realizando desde a sua criação é proporcionar melhorias efetivas na implementação de ações que garantam a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

“Precisamos ampliar o conceito do paliativismo e trabalhar melhor a questão do cuidado junto a todos os públicos – pacientes, familiares e também os profissionais da saúde. Muitas pessoas entendem os cuidados paliativos como uma sentença de morte, o que leva a uma sensação de desamparo. Há ainda muita desinformação sobre esta prática,” explicou Érika.

Ela acrescentou que, enquanto conselho profissional, cabe às entidades se movimentarem dentro de uma mesma proposta de atuação que garanta maior repasse de orientações acerca dos direitos e deveres dos profissionais, além de apoiar e promover a criação de políticas públicas relativas aos cuidados paliativos para a sociedade, como um todo.

Da reunião também participaram Flávia Massa, vice-presidente do CREFITO-4 MG, Felipe Abritta, membro da Comissão de Cuidados Paliativos do conselho,  Isabella Carolina Bicalho, presidenta do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 6ª Região (CREFONO6), Júnia Maria Campos Lara, do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG), Claudmeire Dias Carneiro, do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRFMG), Alexandre Ernesto da Silva, do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (COREN-MG),

Gostou? Compartilhe nas suas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

CRN-9 marca presença em reunião da FNN com repre

04/04/2022

No último dia 21 de março, foi realizado, de forma virtual, um encontro da Federação Nacional dos

Ler mais

CRN-9 repudia projeto de lei que altera elementos

12/05/2021

NOTA DE REPÚDIO O Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª região (CRN9), vem a público repudiar a

Ler mais

CRN-9 promove ação de conscientização sobre o

14/10/2022

Neste domingo, 16 de outubro, o Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região (CRN-9) vai realizar ação

Ler mais

EXEMPLOS DE DOCUMENTOS VÁLIDOS:

• DESEMPREGO: Termo de rescisão de contrato onde conste a informação do desligamento do cargo/função. Cópias simples da Carteira de Trabalho (CTPS) que comprove desemprego: todas as páginas da carteira, desde a folha de identificação (foto), incluindo as páginas seguintes, mesmo em branco e todos os contratos de trabalho registrados, até a primeira página em branco após o último registro de emprego (não pular páginas) ou Publicação no Diário Oficial do desligamento da função.

• ATUAÇÃO EM OUTRA PROFISSÃO: Declaração da empresa empregadora contendo descrição do cargo ocupado pelo empregado; ou Cópia da carteira de trabalho ou contrato de trabalho; ou página do Diário Oficial contendo nomeação em cargo público; entre outros, conforme a situação específica; proprietário ou sócio de empresa, apresentar a cópia do comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral com o ramo de atividade ou documento similar;

• APOSENTADORIA: Comprovante de aposentadoria ou Publicação no Diário Oficial;

• MUDANÇA PARA O EXTERIOR: Passaporte/Visto ou comprovante de endereço no nome do solicitante;

• PÓS-GRADUAÇÃO: Comprovante de matrícula da pós-graduação e declaração com a descrição das atividades desempenhadas, assinada eletronicamente pelo orientador ou com carimbo da instituição;

• OUTROS: Qualquer outro documento que comprove que não está exercendo a profissão de nutricionista.