Portal Transparência Acesso à informação Atendimento on-line A
Ouvidoria Ouvidoria Pessoa Juridica Pessoa Juridica
grafismo

CRN-9 participa do Fórum Estadual de Cuidados Paliativos dos Conselhos de Classe em Saúde

O Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região (CRN-9), representado pela presidenta Erika Simone Coelho Carvalho, participará nesta terça-feira, 18 de outubro, do 2° Fórum Estadual de Cuidados Paliativos dos Conselhos de Classe em Saúde de Minas Gerais.

O evento é promovido pelos Conselhos de classe da Nutrição, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Medicina, Farmácia, Fonoaudiologia e Psicologia e terá enfoque na “alimentação em fim de vida”. O ciclo de debates será realizado na sede do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais, em Belo Horizonte( MG), a partir de 13h30.

O fórum contará com palestras sobre vulnerabilidade social e a realidade dos cuidados paliativos em Minas Gerais. Também será feita uma mesa-redonda apresentando diversos casos clínicos.

Além de nossa presidenta, representantes de todos os conselhos participarão dos debates neste evento da saúde mineira, dentre eles, o enfermeiro Alexandre Silva, a médica Daniela Charnizon, a cirurgiã dentista Alessandra Figueiredo, a terapeuta ocupacional Evellyn Rodrigues, a farmacêutica Claudmeire Almeida, a fonoaudióloga Isabella Bicalho, os fisioterapeutas Felipe Abritta e Thiago Brito e a psicóloga Júnia Lara.

É fundamental o apoio do CRN-9 como representante da área de Nutrição, ao considerarmos que o campo contribui para a manutenção da funcionalidade, qualidade de vida, para a diminuição de sintomas e da mortalidade precoce, que pode ser desencadeada pela desnutrição.

Participe! Se inscreva clicando AQUI!

A importância do envolvimento do Conselho neste evento

Em 06 de outubro de 2021, durante o Fórum Estadual de Cuidados Paliativos dos Conselhos de Classe em Saúde, houve a composição da Comissão Mista de Cuidados Paliativos, com representações dos conselhos 

A Comissão se tornou necessária, após a publicação da Lei Estadual nº 23.938, decretada em 23 de setembro de 2021, que estabelece princípios, diretrizes e objetivos para as ações do Estado de Minas Gerais voltadas para os cuidados paliativos no âmbito da saúde pública.

A Lei, ao citar os profissionais da equipe interdisciplinar, não traz em sua composição a(o) Nutricionista, que é fundamental ao considerarmos que a Nutrição contribui para a manutenção da funcionalidade, qualidade de vida, para a diminuição de sintomas e da mortalidade precoce, que pode ser desencadeada pela desnutrição.

De acordo com Érika Carvalho, “dando continuidade aos trabalhos da Comissão, que se reúne mensalmente, desde sua criação, no ano de 2022, a promoção do 2º Fórum Estadual Fórum Estadual de Cuidados Paliativos dos Conselhos de Classe em Saúde é de extrema importância, já que é onde continuaremos o debate sobre a importância de uma equipe multiprofissional, enfatizando a importância do papel do nutricionista nos cuidados paliativos”.

Gostou? Compartilhe nas suas redes!

Uma resposta para “CRN-9 participa do Fórum Estadual de Cuidados Paliativos dos Conselhos de Classe em Saúde”

  1. […] CRN-9 participa do Fórum Estadual de Cuidados Paliativos dos Conselhos de Classe em Saúde […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Sarcopenia é tema de evento do CRN-9 em Ipatinga;

11/07/2022

“O papel do Nutricionista na triagem e diagnóstico de sarcopenia” é o tema do evento realizado pelo

Ler mais

Capacitação promovida pelo CRN-9 visa aperfeiço

30/11/2022

O Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região (CRN-9), realizou, nos dias 24 e 25 de novembro,

Ler mais

CRN-9 participa de fórum de presidentes no CRN-5,

12/06/2023

O CRN-9 participou do Fórum de Presidentes dos Conselhos Regionais de Nutricionistas nos dias 02 e 03

Ler mais

EXEMPLOS DE DOCUMENTOS VÁLIDOS:

• DESEMPREGO: Termo de rescisão de contrato onde conste a informação do desligamento do cargo/função. Cópias simples da Carteira de Trabalho (CTPS) que comprove desemprego: todas as páginas da carteira, desde a folha de identificação (foto), incluindo as páginas seguintes, mesmo em branco e todos os contratos de trabalho registrados, até a primeira página em branco após o último registro de emprego (não pular páginas) ou Publicação no Diário Oficial do desligamento da função.

• ATUAÇÃO EM OUTRA PROFISSÃO: Declaração da empresa empregadora contendo descrição do cargo ocupado pelo empregado; ou Cópia da carteira de trabalho ou contrato de trabalho; ou página do Diário Oficial contendo nomeação em cargo público; entre outros, conforme a situação específica; proprietário ou sócio de empresa, apresentar a cópia do comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral com o ramo de atividade ou documento similar;

• APOSENTADORIA: Comprovante de aposentadoria ou Publicação no Diário Oficial;

• MUDANÇA PARA O EXTERIOR: Passaporte/Visto ou comprovante de endereço no nome do solicitante;

• PÓS-GRADUAÇÃO: Comprovante de matrícula da pós-graduação e declaração com a descrição das atividades desempenhadas, assinada eletronicamente pelo orientador ou com carimbo da instituição;

• OUTROS: Qualquer outro documento que comprove que não está exercendo a profissão de nutricionista.